Autor(es):
Mesquita, L.M.R.
; Fonseca, E.M.M.
; Castro, G.
Data: 2000
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/1795
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Descrição
Actualmente é tão elevado o nível de exigência da sociedade de consumo no que diz respeito
a todos os bens, que todos os produtos têm que satisfazer uma vasta gama de requisitos. No que diz
respeito ao mercado automóvel, o que se pretende é que este tenha o mínimo de consumo de
combustível, seja confortável, consiga atingir um elevado patamar de velocidade, possuindo assim
um perfil aerodinâmico que minimize o coeficiente de arrasto. Dado o destino especifico deste
veículo, o principal requisito a ter em conta, do ponto de vista estrutural, é o factor peso total. Este
factor torna-se o mais importante, pelas razões obvias que arrasta consigo, necessidade de motores
com menos cilindrada para atingir um mesmo patamar de velocidade e como seria de esperar,
redução do consumo de combustível. Para se obter uma redução no peso total de um veículo
automóvel é necessário que todos os componentes que o constituem estejam a funcionar no limite
das suas capacidades mas que, no entanto, garantam uma total segurança para todos os ocupantes.
Existem essencialmente dois métodos para se avaliar o comportamento deste tipo de
estruturas: o método dos elementos finitos e o baseado em testes experimentais. Neste trabalho
utilizou-se o método dos elementos finitos para o projecto e análise da estrutura, através da utilização
do COSMOS/M. Efectuaram-se várias análises atendendo às várias hipóteses de carregamento no
veículo de forma a estabelecer uma solução possível para a execução do protótipo.