Author(s):
Ribeiro, Maria Isabel
; Matos, Alda
; Fernandes, António
; Cabo, Paula
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/1182
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Apicultura; Estudo de mercado; Mel; Perfil do consumidor; Beekeeping; Market research; Honey; Consumer’s profile
Description
Este estudo tem como objectivos conhecer o perfil do consumidor do mel e descrever os seus hábitos de consumo e compra do mel. Para atingir os objectivos foi levado a cabo um estudo descritivo e transversal que teve como base a construção de um questionário, que foi posteriormente aplicado a 172 indivíduos da população do Distrito de Bragança durante os meses de Dezembro do ano de 2008 e Janeiro do ano de 2009. Através de uma análise descritiva dos dados faz-se a caracterização da amostra e descrevem-se os hábitos de consumo e compra do mel do inquirido.
Participaram neste estudo 172 indivíduos, dos quais 41,9% são do sexo masculino e 58,1% são do sexo feminino. Os inquiridos apresentam uma média de idade igual a 39,86 anos. Uma percentagem significativa dos respondentes é especialista ou técnico (31,4%), possui até 12 anos de escolaridade (52,9%) e reside na cidade (80,1%). O agregado familiar é na sua maioria constituído por 3 ou mais elementos (62,2%). Verificou-se que a esmagadora maioria é consumidor de mel (94,8%), prefere o mel da região porque está mais disponível, é mais saboroso, tem qualidade e é de confiança (70,9%). A principal forma de utilização do mel é combinado com outros alimentos (60,5%), o local preferido para a compra do mel é junto do produtor (51,7%) e o factor que mais pesa na decisão de compra deste produto é o paladar (52,3%).To determine the honey consumer’s profile and to describe your purchase and consume habits are the objectives of this study. A cross-sectional survey was carried out in a probabilistic sample including 172 individuals of the Braganza region population during December 2008 and January 2009. After, data descriptive analyses is done characterization of the sample and are described purchase and consume habits of the inquiry.
In this study participated 172 individuals, of which 41,9% are male and 58,1% are female. Inquired present them an average of age same to 39,86 years. A significant percentage of the respondents works as specialist or technician (31,4%), it possesses up to 12 years of education (52,9%), and it lives in the city (80,1%). The family is majority constituted by 3 or more elements (62,2%). It was verified that the smashing majority is honey consumer (94,8%), they prefer the national honey because it is more available, it is tastier, it is quality and it is trustworthy (70,9%). The main form honey use is mixed with other foods (60,5%), the favorite place for the honey purchase is near the producer (51,7%) and the factor that more it weighs in the purchase decision this product is the palate (52,3%).