Detalhes do Documento

Ensinar e aprender em ambientes virtuais tridimensionais

Autor(es): Gonçalves, Vitor cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10974

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Ambientes virtuais tridimensionais; Second Life; Sloodle; OpenSim; E-learning; Moodle


Descrição
Os mundos virtuais constituem ambientes simulados, normalmente tridimensionais, mediados através de tecnologias de informação e comunicação e que se destinam a ser frequentados por utilizadores que interagem com outros através de avatares. Estes ambientes virtuais tridimensionais (3D) podem ser desenvolvidos recorrendo a software de desenho 3D em versões comerciais e open source ou criados em servidores de mundos virtuais tridimensionais já existentes, tais como o Second Life ou similares. Nos últimos anos, os ambientes virtuais de aprendizagem constituem uma das tendências da educação a distância, abrindo novas oportunidades de utilização das plataformas de aprendizagem através da sua interligação ou integração com os ambientes virtuais multiutilizador tridimensionais. Essa é a proposta do projeto Sloodle, ao permitir a integração do ambiente de e-Learning Moodle com os ambientes 3D Second Life e/ou OpenSim. Assim, este capítulo pretende demonstrar que o desenvolvimento de um ambiente virtual tridimensional de aprendizagem, que permita acesso a objetos de aprendizagem de um LMS Moodle, utilizando apenas software open source, está ao alcance de qualquer escola ou professor sem necessidade de recurso a conhecimentos informáticos muito avançados.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia