Document details

A perspetiva dos consumidores portugueses sobre os medicamentos de marca vs med...

Author(s): Lopes, Célia cv logo 1 ; Silva, Filipe cv logo 2 ; Ribeiro, Maria Isabel cv logo 3 ; Pinto, Isabel C. cv logo 4

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/10736

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Medicamento genérico; Medicamento de marca


Description
Apesar da implementação recente dos medicamentos genéricos em Portugal, estes constituem um meio eficaz para diminuir a despesa com os custos na saúde, tanto do ponto de vista do Sistema Nacional de Saúde, como permitindo aos doentes o acesso a alternativas terapêuticas menos onerosas. Neste sentido, o presente estudo, tem como objectivo analisar as convicções acerca de medicamentos de marca e medicamentos genéricos e avaliar o nível de conhecimento em relação aos dos medicamentos genéricos identificando diferenças de carácter social nas convicções acerca dos medicamentos (idade, sexo, formação académica e formação profissional). Participaram neste estudo 389 indivíduos de ambos os sexos, com idade superior a 18 anos. Foi aplicado um questionário anónimo de auto-preenchimento que incluía questões de informação pessoal e profissional (género, idade, escolaridade e profissão) e, outras medidas que permitiram a avaliação das convicções e o nível de conhecimento sobre os medicamentos genéricos. Os resultados do estudo indicam que os participantes têm crenças e um nível de conhecimento satisfatório face aos medicamentos genéricos. Não foram encontradas diferenças de género relativamente ao nível de conhecimento dos medicamentos genéricos (definição de medicamento genérico), existindo diferenças significativas no que toca à idade e à profissão. Apesar dos resultados satisfatórios, muitas pessoas continuam a ter uma percepção errada da definição geral do medicamento genérico. Além disso, verificou-se existir uma grande aceitação da prescrição médica. Nos últimos anos e como resultado do aumento da informação disponível a população tem ideias mais concretas sobre o que é um medicamento genérico e sobre a sua equivalência em relação as marcas conhecidas.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU