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Histórias e estagiários: contributos para a formação inicial

Autor(es): Novo, Rosa cv logo 1 ; Prada, Ana Raquel Russo cv logo 2 ; Vaz, Paula Marisa Fortunato cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10386

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Formação inicial; Estágio pedagógico


Descrição
O estágio pedagógico é um dos períodos mais marcantes da formação inicial dos futuros professores/educadores (Simões, 1996). Partindo de uma conceção desenvolvimentista e ecológica do “Tornar-se Professor” (Alarcão & Canha, 2013 Nóvoa, 1992; Oliveira-Formosinho, 2002; Sá-Chaves, 2001; Schon, 1992; Zeichner, 1993) e visando uma compreensão dos episódios relatados pelos estagiários desenvolveu-se um estudo exploratório com os mestrandos da Escola Superior de Bragança tendo como questão de partida “Que tipo de episódios são relatados pelos estagiários dos mestrados profissionalizantes no âmbito da aprendizagem profissional?”. Pretendeu-se identificar as temáticas significativas para os mestrandos do Ensino de Educação Musical, do Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo e do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (27) e tecer considerações para a sua vertente formativa. Através da análise de conteúdo (Bardin, 1979) foram descodificados e interpretados os temas decorrentes dos episódios relatados sobressaindo maioritariamente episódios que explicitam sentimentos que emergem do envolvimento da(o) criança/ aluno nas tarefas. Acrescem, apesar de em minoria, as crenças acerca dos problemas comportamentais, as referências às condutas éticas inapropriadas e as críticas centradas em torno dos adultos nos contextos pedagógicos. Destaca-se também a ausência de alusões à vertente reflexiva, contrariando os objetivos preconizados pelas recentes abordagens da formação inicial.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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