Document details

Identidade de autoria e abordagens à escrita dos estudantes do ensino superior:...

Author(s): Ribeiro, Maria Isabel cv logo 1 ; Correia, Teresa cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/10219

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Competências de escrita; Ensino Superior; Estudantes; Plágio


Description
São muitos os alunos que quando chegam à Universidade não estão preparados no que se refere às competências de escrita académica nem detêm os conhecimentos suficientes sobre o plágio, referências e citações (MacDonald & Carrol, 2006). Resultados de várias investigações indicam que os alunos têm uma percepção muito superficial e bastante inócua de situações de plágio, o oposto ao que lhes é exigido nas Instituições de Ensino Superior. Investigações recentes têm dado conta da necessidade de informar e intervir junto dos estudantes do ensino superior para reduzir o plágio não intencional e melhorar a identidade de sentido de autoria dos alunos (Pittam et. al, 2009; Kinder, 2011). Um dos critérios de avaliação das unidades curriculares dos cursos de Bolonha é a elaboração de trabalhos académicos. Neste contexto, com esta investigação pretende-se analisar as percepções e competências relativas à escrita académica de estudantes do ensino superior que frequentam um curso da área da saúde e determinar possíveis diferenças entre os anos frequentados sugerindo acções que podem ser desenvolvidas pelos docentes, para a diminuição do risco de plágio não intencional. Para atingir os objectivos propostos pretende-se desenvolver um estudo quantitativo, transversal com uma amostra, probabilística aleatória simples, representativa dos alunos que, no ano lectivo de 2011-2012, frequentam um curso na área da saúde, numa instituição localizada no Interior Norte de Portugal. Na recolha de dados vai utilizar-se o SAQ (Student Authorship Questionnaire) um instrumento desenvolvido por Pittam et al. (2009).
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU