Detalhes do Documento

Aprender com as TIC

Autor(es): Carvalho, Lucinda cv logo 1 ; Morais, Elisabete Paulo cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10162

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): TIC; Educação


Descrição
Se inicialmente a implementação da utilização pedagógica dos computadores nas escolas foi fortemente condicionada, rapidamente passou a ser olhada como um recurso imprescindível de forma a melhorar a eficácia do acto de ensinar. Actualmente, a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino, constituem o pilar essencial para a aquisição, transmissão e até consolidação de conhecimentos, em todas as disciplinas que compõem o painel curricular do aluno. Estas tecnologias oferecem potencialidades indiscutíveis e essenciais para o sucesso educacional. A sua utilização veio abrir caminho no novo paradigma educacional, centrado na descoberta de aprendizagens por parte do aluno, deixando cair por terra o velho método de transmissão de conhecimentos centrado essencialmente no professor. É neste contexto, que as TIC assumem um papel importante na medida em que permitem um enriquecimento contínuo de saberes. Intervir, porquê? O papel do professor consiste cada vez mais em dotar os seus alunos de vários instrumentos que possam manipular, com o objectivo de suscitar neles uma nova forma criativa de pensar, com vista a dar soluções para os antigos e novos desafios que emergem nesta sociedade em constante mutação. As aprendizagens inseridas em contextos tecnológicos, desenvolvem nos alunos capacidades de aprender. Por conseguinte, leva a que o sistema educativo e a formação ao longo da vida tenham que ser repensados à luz do desenvolvimento destas tecnologias (Paper, 2007). O professor não deve ensinar para que os alunos decorem, mas sim, para que aprendam, e que desenvolvam capacidades como a reflexão e a liderança (Haetinger, 2005). A sua actuação como principal responsável pala transmissão de conhecimentos, deve estar em consonância com as novas tecnologias, tendo em conta que elas se instalaram no dia-a-dia dos seus educandos. A introdução do uso das TIC na sala de aula, rapidamente conquistou adeptos, passando a ser utilizada por um elevado número de professores, embora o seu aproveitamento pedagógico por vezes não seja o esperado. Estes recursos não produzem bons resultados na aprendizagem, sem no entanto existir por parte do professor uma alteração nas suas práticas habituais de ensinar (Papert, 2007). A utilização de recursos como o vídeo, testes interactivos e a Internet, proporcionam aulas mais atractivas, despertam mais sentidos no aluno, o que torna a aprendizagem mais eficaz. Hoje em dia, a utilização dos recursos educativos são responsáveis por uma nova forma de aprender baseada na reflexão crítica, embora inicialmente fossem utilizados com o objectivo de tornar as matérias mais apelativas para os alunos. Neste novo contexto, torna-se imperativo que o professor refaça o seu estatuto de detentor do poder e depositário do saber no acto educativo. A postura do professor tradicional é inconciliável com a dinâmica inerente às novas tecnologias. Ele só poderá promover uma verdadeiramente mudança no ensino se possuir a capacidade de criar (Papert, 2007). Nesta perspectiva, o papel do professor passa a ser de orientador e promotor das várias actividades responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem, fomentando o diálogo, estimulando o gosto pela descoberta e desenvolvendo a sua autonomia. A grande questão que se coloca a esta figura humana responsável pelo processo da aprendizagem, é saber se reúne as condições essenciais que lhe permitam utilizar eficientemente esses recursos tecnológicos, uma vez que, maioritariamente a especialidade dos seus conhecimentos não abrange áreas neste domínio. Intervir, para quê? Da experiência na área da docência, depreendesse que o contributo das TIC podem sem dúvida alguma ser um auxiliar precioso nas práticas pedagógicas, mas para isso, é inevitável a formação de professores nesta área. Vários estudos nesta matéria revelam que os professores consideram que o principal obstáculo para a utilização das tecnologias no ensino devese à falta de formação (Paiva, 2002). Sendo assim, para capacitar o professor no manuseamento eficiente destes recursos, é indispensável que a formação lhe proporcione um domínio tranquilo nestes novos instrumentos pedagógicos. Neste âmbito, é emergente colmatar esta lacuna evidenciada pelos principais intervenientes no processo educativo na Escola Secundária de Mirandela. Para isso, foram colocados ao seu dispor conhecimentos científicos e pedagógicos, com o objectivo de melhorar a sua prática profissional, bem como a realização do seu trabalho pessoal. A selecção do recurso educativo baseado na criação de testes iterativos, utilizando o programa “Hot Potatoes” deveu-se essencialmente a dois factores principais: 1. Desenvolver nos formandos competências e autonomia para a criação dos seus próprios conteúdos lectivos, latentes nesta área; 2. Potencializar este recurso como nova forma de aprendizagem, tendo em conta a utilização da plataforma da escola (Moodle) como suporte de apoio e veículo promotor de motivação nos alunos. Com o desenvolvimento deste projecto pretende-se que estas aprendizagens sejam contextualizadas no dia-a-dia das práticas educativas dos formandos e contribuir para um aumento da sensibilização dos docentes, para o uso adequado deste recurso tecnológico, ainda pouco vulgarizado nas suas práticas pedagógicas.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia