Author(s):
Prieto, Luis C.
; Figueira, Jorge
; Fernandes, Paula O.
Date: 2001
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/1012
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Economia da cultura; Turismo cultural; Património cultural; Mercado cultural
Description
Como consideração genérica podemos dizer que o conhecimento profundo do território, a sua estrutura urbana e demográfica, a distribuição das actividades
económicas e a determinação de potenciais de desenvolvimento mais importantes
constitui todo um passo prévio para qualquer análise específica que se queira desafiar
neste espaço, como é o caso desta investigação, ou seja, a identificação e valoração dos
recursos do património histórico no Corredor do Douro, estudando-se o segmento mais
específico do mercado cultural, como é o turismo de museus. Algumas das razões, que
nos levaram à eleição deste campo de estudo, são meramente operativas e de
quantificação, já que, pela sua própria natureza, o turismo cultural abarca um conjunto
de actividades e comportamentos que poucas vezes se podem identificar e valorar
nitidamente, enquanto que no caso dos museus, pelo menos uma grande parte efectuam
um controlo do número de visitantes, o qual nos pode proporcionar uma estimação da
procura do turismo cultural neste âmbito.
Assim, procedeu-se: ao estudo da distribuição territorial da oferta museística da
demarcação do Douro e à análise estrutural por tipologias, em função das instituições
titulares e de gestão dos museus e a temática das colecções; à análise dinâmica da oferta
e da procura dos museus através dos seus visitantes e, finalmente, efectuou-se uma
avaliação das funções expositoras dos museus, como forma de estimação, tanto do seu
potencial de atractivo turístico, como da eficácia dos seus resultados enquanto produtos culturais que são.