Detalhes do Documento

E vai um, porquê?!: trabalhando os algoritmos das operações

Autor(es): Pires, Manuel Vara cv logo 1 ; Cristina, Martins cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10111

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Operações numéricas; Algoritmos


Descrição
Como formadores de professores é frequente ouvirmos os nossos alunos, futuros professores, dizer: “Eu aprendi a fazer a subtração com o vai um” e, de seguida, interessados em como abordar este assunto na sala de aula, questionar: “E vai um, porquê?!”. Esta questão vai ao encontro de um dos objetivos gerais da Matemática traçados para o ensino básico, que prevê que os alunos devem desenvolver uma compreensão da Matemática, percebendo, por exemplo, a razão de ser dos algoritmos e procedimentos de rotina. Conforme é adiantado no Programa de Matemática, a aprendizagem dos algoritmos com compreensão, valorizando o sentido de número, deverá desenvolver-se gradualmente, no 1.º ciclo, para as quatro operações. Nas indicações metodológicas é assinalada a possibilidade do uso, pelos alunos, de formas de cálculo escrito informais, de construir os seus próprios algoritmos ou de realizar os algoritmos usuais com alguns passos intermédios. Nesta sessão prática, a partir da resolução de tarefas que poderão ser propostas a alunos do 1.º ciclo do ensino básico, analisaremos e discutiremos aspetos relevantes no ensino e na aprendizagem dos algoritmos das quatro operações numéricas, como seja a compreensão dos passos a seguir na aplicação dos algoritmos mais “tradicionais” e usuais.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia