Autor(es):
Pires, Manuel Vara
; Cristina, Martins
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10111
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Operações numéricas; Algoritmos
Descrição
Como formadores de professores é frequente ouvirmos os nossos alunos, futuros professores, dizer: “Eu aprendi a fazer a subtração com o vai um” e, de seguida, interessados em como abordar este assunto na sala de aula, questionar: “E vai um, porquê?!”.
Esta questão vai ao encontro de um dos objetivos gerais da Matemática traçados para o ensino básico, que prevê que os alunos devem desenvolver uma compreensão da Matemática, percebendo, por exemplo, a razão de ser dos algoritmos e procedimentos de rotina. Conforme é adiantado no Programa de Matemática, a aprendizagem dos algoritmos com compreensão, valorizando o sentido de número, deverá desenvolver-se gradualmente, no 1.º ciclo, para as quatro operações. Nas indicações metodológicas é assinalada a possibilidade do uso, pelos alunos, de formas de cálculo escrito informais, de construir os seus próprios algoritmos ou de realizar os algoritmos usuais com alguns passos intermédios.
Nesta sessão prática, a partir da resolução de tarefas que poderão ser propostas a alunos do 1.º ciclo do ensino básico, analisaremos e discutiremos aspetos relevantes no ensino e na aprendizagem dos algoritmos das quatro operações numéricas, como seja a compreensão dos passos a seguir na aplicação dos algoritmos mais “tradicionais” e usuais.