Author(s):
Gonçalves, Carla Patrícia Rodrigues
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/10009
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Hortas urbanas; Ecoeficiência; Desenvolvimento sustentável; Guimarães
Description
Guimarães, cidade que se distingue pelo seu vasto património, pela paisagem inspiradora, pela população residente à qual a cidade pertence, apostou na criação da Horta Pedagógica, não só como um espaço de cultivo, mas como um espaço verde e de agricultura urbana com usos múltiplos e essenciais para o desenvolvimento sustentável da cidade. Enquadra-se na Veiga de Creixomil com um caráter sui geniris em relação ao seu ordenamento territorial e estrutura ecológica urbana, uma vez que está abrangida por usos de solo afetos à Reserva Agrícola Nacional, à Reserva Ecológica Nacional e ao Domínio Hídrico para proteção do Ribeiro de Couros, de modo a minimizar influências negativas da poluição existente nas cidades.
O fenómeno das Hortas Urbanas, componentes da paisagem na periferia ou mesmo no seio das cidades, tem vindo cada vez mais a aumentar o número de adeptos. Como tal, o objetivo principal deste estudo é o de caraterizar o contexto físico do concelho e da Horta Pedagógica de Guimarães, o perfil dos seus utilizadores e, por fim, os recursos mobilizados para a produção, avaliando a ecoeficiência do seu uso e onde se apresentam propostas de medidas para o aproveitamento das hortas urbanas enquanto espaços para o desenvolvimento sustentável da cidade.
De forma a concretizar os objetivos do trabalho, foram analisados os registos de inscrição na Horta e os dados obtidos através de inquérito a uma amostra de utentes. De entre os resultados apurados, salienta-se a relevância da Horta, com a maioria a classificá-la de “Muito Importante”, tendo por motivos de adesão a “Ocupação do tempo disponível” e o “Gosto por atividades do meio rural”. Para avaliar a condição ambiental da Horta foram estudados os recursos utilizados, nomeadamente solo, água e energia. Quanto ao solo, estima-se que a Horta é capaz de suportar, com as práticas de cultivo atuais, os níveis de extração de nutrientes necessários para a produção.
Como tal, a Horta Pedagógica, além da satisfação pessoal dos utilizadores pelo conhecimento e aprendizagens, contribui para consciencialização ambiental, traduzida nas práticas sustentáveis aplicadas e nos benefícios da produção com qualidade. Guimarães is a city distinguished by its vast heritage, by inspiring landscape, by the resident population to which the city belongs. This city invested in the creation of a Pedagogical Garden, not only as a place of culture, but as a green space and urban agriculture with multiple uses which are essential for the city sustainable development. The Pedagogical Garden lies in Veiga de Creixomil with a sui geniris character in relation to its territorial order and its urban ecological structure. It’s sui generis because it is covered by land use which belongs to the National Agricultural Reserve, the National Ecological Reserve and Hydride Domain for protection of Ribeiro de Couros, in order to minimize negative influences of pollution in the towns.
The phenomenon of Urban Gardens, landscape components on the cities periphery, has been increasingly growing the number of fans. The main objective of this study is to characterize the physical context of the county and the Pedagogical Garden of Guimarães, characterize the profile of their users, taking into account its various particular characteristics and, finally, characterize the resources mobilized for producing. The eco-efficiency of its use and where to present proposals for measures to the use of urban gardens as spaces for the city's sustainable development are evaluated.
In a survey of service users, application forms and data were analyzed with the aim to assess the users awareness regarding the urban garden. In view of the results obtained the urban garden is becoming increasingly relevant, as the majority of the users classified it as “very important” for mainly two reasons: “Recreational Activities”, and “Enjoyment of rural activities”. With regards to the environmental condition of the urban garden, the garden resources were studied, such as the soil, water, energy, assessing subsequently its ecoefficiency. Concerning the soil and specifically the extracted nutrients, the garden is capable of bearing the extraction levels needed for crop production.
Therefore, the Pedagogical Garden, besides the users satisfaction driven by knowledge and learning, contributes to increasing environmental awareness, based on sustainable practices and quality production benefits.