Document details

Estereotipização no discurso fotojornalístico

Author(s): Sousa, Jorge Pedro cv logo 1

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/657

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa


Description
Partindo da ideia de que os estereótipos podem ser acentuados visualmente, este trabalho, baseado numa pesquisa similar conduzida por Rodgers e Thorson (2000), teve por objectivo verificar se o discurso fotojornalístico dos jornais diários portugueses de qualidade - Público e Diário de Notícias - cai na estereotipização de pessoas e até que ponto o faz. Metodologicamente, a pesquisa baseou-se numa análise de conteúdo quantitativa de uma amostra de jornais publicados em 2002. Entre os principais resultados observados, avulta a ideia de que há uma certa estereotipização discursiva no que respeita à idade, ao sexo e à etnicidade (“raça”).
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU