Document details

Midiametria

Author(s): Penteado, Roberto cv logo 1 ; Gomes, Ubiraci cv logo 2 ; Vilches, Henrique cv logo 3 ; Cipriano, Robinson cv logo 4 ; Fonseca Júnior, Wilson cv logo 5 ; Quoniam, Luc cv logo 6 ; Boutin, Eric cv logo 7 ; Riccio, Edson Luiz cv logo 8

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/597

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa


Description
Este artigo é um exercício de união entre os campos da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação. Ele coloca em bases sólidas uma bem fundamentada e robusta metodologia de análise bibliométrica para a análise dos Meios de Comunicação de Massa. Com ela é possível gerar tendências e determinar as preferências dos diversos veículos,assim como fazer estudos prospectivos sobre a evolução histórica de um tema, um produto, um político ou uma empresa na mídia e retirar desta análise conclusões para orientar e aperfeiçoar um relacionamento, em suma criar laços mais profundos e relações melhores e mais produtivas do sujeito de pesquisa com a mídia. A função de Clipping, de acompanhar o que sai na imprensa, está presente em organizações nos cinco continentes. A função de análise deste noticiário é realizada normalmente por empresas de consultoria de mídia. A criação e a alimentação da Base de Dados de Clipping é o diferencial apresentado por este trabalho. Registros do clipping dos anos de 2003 e 2004, num total de 16.999 foram reformatados no software Infotrans e analisados no software VantagePoint. O objetivo das análises é de verificar o desempenho da Embrapa e dos seus Centros de Pesquisa na mídia impressa e eletrônica e identificar a política editorial destes jornais de maneira a qualificar, ampliar e melhorar esta cobertura. Os resultados demonstram com convicção a eficiência do sistema de trabalho de comunicação da Embrapa. O estudo do jornalismo e de sua prática hoje no mundo, as relações públicas e a comunicação empresarial, além do segmento das consultorias de mídia têm em mãos ferramentas e metodologias que permitem um salto de qualidade e de produtividade nas análises de mídia realizadas até agora.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU