Document details

Perceção dos estudantes de enfermagem sobre cuidar em enfermagem

Author(s): Borlido, Mariana Martins cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/4302

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Enfermagem; Estudantes; Cuidar


Description
Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem A promoção e o reconhecimento de aspetos relacionados com o cuidar conduzem aos cuidados de enfermagem de excelência. Para isso é necessário que os estudantes através da experiência de realização de ensinos clínicos sejam capazes de identificar esses aspetos inerentes ao cuidar. Neste sentido, o tema do presente estudo é conhecer a perceção dos estudantes de enfermagem sobre cuidar. Tendo como finalidade aprofundar conhecimentos sobre a temática em causa, foi realizada pesquisa bibliográfica que orientou para aspetos específicos no âmbito do cuidar, fomentando a construção de questões que deram origem posteriormente à definição dos objetivos do estudo. Após a seleção dos conteúdos mais pertinentes surgiu o problema de investigação que consiste em perceber a concordância dos estudantes dos 3º e 4º anos da Licenciatura em Enfermagem, de uma Universidade Privada da Região do Alto Minho, em relação aos elementos do cuidar. Para alcançar os objetivos delineados optou-se por um estudo quantitativo, observacional, descritivo – simples, sendo os dados adquiridos através de um questionário, orientado por questões de resposta fechada, aplicado a 20 estudantes incluídos na Licenciatura de Enfermagem de uma Universidade Privada da Região do Alto Minho. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes concordam que cuidar é constituído por: competências, humor, destreza, interesse, procedimentos científicos, relação e empatia, comunicação, código de ética, direitos e deveres dos cidadãos Abstract The promotion and recognition aspects of caring lead to nursing excellence. This requires students through the experience of performing clinical level are able to identify these aspects inherent to caring. In this sense, the theme of this study is to know the perception of nursing students about caring. And aims to deepen knowledge on the subject in question, literature search which directed to specific aspects in the context of care, promoting the building of issues that later gave rise to the definition of the research problem which involves perceiving the agreement of the students of 3rd and 4th year of the Bachelor in Nursing, a Private University of the Minho region, in to the elements of care arose. To achieve the objectives outlined we chose a quantitative, observational study – simple, with data acquired through a questionnaire, drive closed answer questions, applied to of 20 students items included in the Bachelor in Nursing, a Private University of the Alto Minho region. The results showed that most students agree caring consist of: skills, humor, skill, interest, scientific procedures, relationship of empathy, communication, ethics, rights and duties of citizens.
Document Type Bachelor Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pontes, Manuela
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU