Detalhes do Documento

Inclusão de Alunos com NEE nas Turmas Regulares

Autor(es): Moura, Maria de Fátima Santos Fernandes cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/4230

Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Assunto(s): Necessidades Educativas Especiais; Língua Estrangeira; Escola Inclusiva; Inclusão; Educação Especial; Special Educational Needs; Foreign Language; Inclusive School; Inclusion; Special Education


Descrição
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor A inclusão de alunos com NEE na escola regular não sendo uma questão consensual é, com certeza, um desafio cada vez mais presente no contexto educacional, pelo que escolas, professores e demais profissionais que atuam nesta área veem-se, hoje, confrontados com a necessidade de dar as mesmas oportunidades de progresso e sucesso académico e social, mas angustiados perante a perspetiva de não saber como responder adequadamente a estes alunos que integram as suas turmas e sobre cujas problemáticas e estratégias de intervenção pouco ou nada sabem. Com este trabalho pretendeu-se averiguar a formação dos professores de Língua estrangeira (LE) da região Douro Sul no âmbito das NEE, conhecer as dificuldades e constrangimentos sentidos pelos mesmos na implementação da inclusão, estudar as representações deste grupo de profissionais relativamente à escola inclusiva e à inclusão dos alunos com NEE nas turmas regulares e ficar a conhecer as estratégias por eles usadas para promover a inclusão de alunos com NEE, nas suas aulas. Assim, verificou-se que, embora a maioria dos professores não tenha formação no âmbito das NEE, não revela dificuldades ao nível do relacionamento pessoal e pedagógico com alunos com NEE, considerando-se aptos para identificar e colaborar no processo educativo destes alunos, embora menos aptos para intervir e avaliar os mesmos. Do mesmo modo, estes professores revelam ter representações positivas relativamente à inclusão dos alunos com NEE na escola regular, adotando, por isso, estratégias e práticas facilitadoras da mesma. The inclusion of students with SEN in the regular school is not a consensual issue, but it is certainly an increasingly challenge present in the educational context so, today, schools, teachers and other professionals working in this area are faced with the need of giving the same opportunities of progress and academic and social success but uncomfortable with the prospect of not knowing how to answer appropriately to these students that are a part of their classes and on whose issues and intervention strategies they have none or a little knowledge. This work aims to investigate the training of foreign language (LE) teachers in the SEN context, know the difficulties and constraints felt by them in the practical situations of inclusion, study the representations of this professional group on inclusive education and on the inclusion of pupils with SEN in regular schools and get to know the strategies used by them to promote the inclusion of pupils with SEN in their classes So, we have seen that, although the majority of the teachers doesn´t have training in the SEN issues, they don´t seem to have difficulties in the personal and pedagogical relationship with the SEN students, considering themselves able to identify and collaborate in their educational process, though they do feel a little less able to step in and evaluate them. In the same way, these study shows that teachers have positive representations regarding the inclusion of the SEN students in the regular school, adopting therefore strategies and practices to facilitate it.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Costa, Ana
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia