Author(s):
Moreira, Sandra Maria Garcez
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/4214
Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Subject(s): Trabalho infantil; Absentismo; Abandono escolar; PIEF; Child labor; Absenteeism; Dropout
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Jurídica O PIEF é uma medida de exceção que atua num plano remediativo, isto significa
que todas as outras opções já foram esgotadas ou rejeitadas pelos jovens e suas famílias.
Atualmente, o PIEF tem como objetivo prevenir e combater o abandono e o insucesso
escolar através do favorecimento e cumprimento da escolaridade obrigatória e a
certificação escolar e profissional de jovens. A presente dissertação teve como objetivo
principal caracterizar o programa PIEF através das experiências profissionais e pessoais
de professores que já lecionaram turmas PIEF. De forma específica, pretendemos
analisar as potencialidades e fragilidades desta medida, caracterizar os alunos que dela
usufruem e qual o contributo dos professores para a medida. Os dados foram recolhidos
através de uma entrevista semiestruturada junto de cinco professores e posteriormente
submetidos a análise de conteúdo. Em termos de resultados, verificámos que o
programa PIEF tem como vantagem a promoção do trabalho em equipa, contribuindo
assim para o sucesso dos seus profissionais, mas tem ainda um caminho a percorrer
quanto à disponibilização atempada de verbas e na atualização de metodologias; a
metodologia de carácter prático surge destacada pelos participantes como sendo a mais
eficaz; os participantes identificaram igualmente várias disfuncionalidades associadas
aos alunos e suas famílias; as causas do absentismo e do abandono escolar foram
associadas a fatores individuais dos alunos e à desvalorização da escola pela família;
por fim, os professores destacam da sua experiência com o PIEF, os laços criados com
os alunos, mas também identificam estes mesmos alunos como sendo a causa do lado
negativo dessa mesma experiência, a indisciplina e os distúrbios causados afetam o
trabalho dos professores. Os participantes atestam ainda que sentem que cumpriram a
sua função com toda a dedicação e esforço necessário. Concluímos, desta forma, que a
medida PIEF possui um contributo muito importante na inclusão social de jovens e no
combate ao insucesso, absentismo e abandono escolar. Fica claro também que os
profissionais que trabalham com esta medida desempenham um papel muito importante,
exigindo que estes utilizem todas as suas capacidades para conseguir obter resultados.
Face a tudo isto, consideramos ser de extrema importância e pertinência que se
continue a analisar e a estudar esta medida, de forma continuada, pois só assim será
possível compreender as suas mais-valias mas também identificar as necessidades que
precisam de ser colmatadas. Para tal é fundamental que se atenda sobretudo às perceções dos profissionais, dos alunos e das famílias que beneficiam desta medida,
enquanto informantes privilegiados em todo este processo. The aim of PIEF is to prevent and combat the dropout and academic failure,
through the compliance of a compulsory education and school accreditation by
certifying professionally their students. This type of schools are already exceptional
measures which operate in a remediation basis when all the others options have failed
either because they were rejected by the youngster or their own families.
This research work aimed to characterize this program through personal and
professional experiences of five PIEF teachers. Intending to specifically understand
what the strengths and weaknesses of this measure are, as well as to characterize their
students and finally to find out what the contribution of teachers to this measure. Data
was collected through semi-structured interviews and subsequently their content was
qualitatively analyzed. In terms of results the PIEF program has the advantage of
promoting teamwork, thus contributing to the success of their business, but still there is
a long way to go namely as far as timely availability of funds and update methods are
concerned. The practical methodology was highlighted by all the participants as being
the most effective, nevertheless they have also identified several dysfunctions
associated with students and their families. The absenteeism and dropout have been
associated with individual factors of the youngsters, and the educational devaluation
by their families. Finally the teachers pointed out as a major goal the bonds that they
achieve to create with these students in spite of identifying these same students as the
cause of the negative side of that experience, indiscipline and disturbances which affects
their work. Participants also refer that they felt fulfilled by achieving their function with
the dedication and effort required. We concluded, therefore, that the PIEF measure has a
very important contribution to the social inclusion of young people and combating failure, absenteeism and school dropout. It is also clear that professionals who work
with this measure play a very important role, requiring them to use all their skills to
achieve good results.
Bearing this in mind, we consider of utmost importance and relevance
continuing to study and analyze this measure, on a permanent basis, in order to finally
understand its real gains but also identify the needs. It is essential to meet the particular
perceptions of professionals, students and families who benefit from this measure, as
privileged informants throughout this process.