Detalhes do Documento

Nomeação Generativa e memória de curto prazo em idoso com e sem défice cognitivo

Autor(es): Dias, Isa Alexandra Carvalho cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/4051

Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Assunto(s): Défice Cognitivo; Nomeação Generativa; Memória de Curto Prazo; Cognitive Deficits; Generative Naming; Short- Term Memory


Descrição
Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala O presente estudo teve o pressuposto de analisar o desempenho da nomeação generativa e a memória de curto prazo em idosos com e sem défice cognitivo. Para tal foram aplicadas provas de nomeação generativa semântica e fonológica, amplitude de memória de dígitos, e prova de recontar a história. Propôs-se em simultâneo a relação das variáveis idade e escolaridade com o desempenho da nomeação generativa. Participaram 57 idosos institucionalizados e acompanhados em IPSS do distrito de Vila Real, com idades compreendidas entre os 61 e 97 anos. Da amostra 71,9 % apresentou défice cognitivo enquanto 28,1% não apresentou défice cognitivo, de acordo com o MMSE. Os achados deste estudo apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho tarefas e o défice cognitivo. Não se observou correlação significativa entre idade e escolaridade e a nomeação generativa. This study aims at analysing the performance of generative naming and short-term memory in elderly with and without cognitive deficits. To accomplish that analysis, it was applied a group of tasks related to generative semantic namingand also phonological naming, memory span of digits and story retelling tasks. It was developed at the same time the study of the relation of age and education with the performance of generative naming. In this work participated 57 institutionalizedIPSS elders, currently living in the district of Vila Real, aged between 61 and 97 years. 71,9% of the individuals had cognitive impairment while 28,1% did not show any cognitive impairment, according to the MMSE. The results of this study proved statistically significant differences in the performance tasks and cognitive impairment. There was no significant correlation between age and educationand generative naming.
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Antunes, Eva
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia