Author(s):
Silva, Sandra Cristina Coelho da
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/4047
Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Subject(s): Fala; Avaliação; PCC; Speech; Evaluation; PCC
Description
Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala A avaliação é uma das principais ferramentas do terapeuta da fala. Como qualquer
ferramenta, se usada adequadamente, pode acelerar o trabalho a ser desenvolvido. Uma
avaliação descuidada acarreta uma perda de tempo e energia, levando ocasionalmente a
decisões diagnósticas inadequadas e a um planeamento de intervenção ineficiente
(Mota, 2001).
Este estudo tem como objetivo geral analisar o PCC (percentagem de consoantes
corretas) em crianças dos 3 aos 5 anos de idade. Também é objetivo desta investigação
verificar se existe uma correlação entre: 1) PCC e idade; 2) PCC e sexo; 3) PCC e
escolaridade mais elevada dos pais. Para este efeito, foram avaliadas 34 crianças com
idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade, pertencentes ao concelho de
Felgueiras e Amarante. A amostra foi dividida em três grupos: G1) crianças com 3 anos
(n=12); G2) crianças com 4 anos (n=9); G3) crianças com 5 anos (n=13).
Para recolha dos dados da avaliação foi utilizado o Teste de Articulação CPUP: Sons
em Palavras, para analisar a fala das crianças. Para realizar a avaliação fonológica, foi
usada a avaliação proposta pelos autores Yavas, Hernandorena & Lamprecht (2002),
que foi criado com o objetivo de eliciar a amostra mais representativa da fala da criança
através da nomeação espontânea. Para o cálculo do PCC são considerados como erros as
omissões, substituições e distorções.
Os resultados obtidos neste estudo mostram que apenas a idade influencia os valores do
PCC, enquanto o sexo e a escolaridade mais elevada dos pais não apresenta uma
correlação positiva nem estatisticamente significativa. Desta forma, conclui-se que
quanto mais idade têm as crianças maior é o seu PCC. Evaluation is one of the main tools of the speech therapist. Like any tool, if used
properly, can accelerate the work to be done. A careless assessment entails a waste of
time and energy, occasionally leading to inadequate diagnostic decisions and inefficient
planning intervention (Mota, 2001).
This study aims at analyzing the PCC (percentage of consonants correct) in children
from 3 to 5 years old. Another objective of this research is whether there is a correlation
between: 1) PCC and age, 2) PCC and sex; 3) PCC and higher parents schooling. For
this purpose, we evaluated 34 children aged between 3 to 5 years of age, belonging to
the municipality of Felgueiras and Amarante. The sample was divided into three groups:
G1) children with 3 years old (n = 12), G2) children with 4 years old (n = 9); G3)
children with 5 years old (n = 13).
To collect the data evaluation test was used the Articulation CPUP: Sounds in Words, to
analyze the speech of children. To perform the phonological evaluation, was used the
evaluation proposed by the authors Yavas, Hernandorena & Lamprecht (2002), which
was created with the goal of eliciting a more representative sample of child speech
through spontaneous naming. To calculate the PCC are considered as errors the
omissions, substitutions and distortions.
The results of this study show that only age influences the values of the PCC, whereas
sex and higher parents schooling do not show a positive correlation nor statistically
significant. Thus, it is concluded that the older they are, the higher is their PCC.