Autor(es):
Correia, Ana Lúcia Aranda
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/3887
Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Assunto(s): Casas de Abrigo; Crianças; Intervenção; Violência Interparental; Shelters; Children; Intervention; Interparental violence
Descrição
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de
Mestre em Psicologia Jurídica Na diversa literatura existente, verifica-se que é frequente o número de crianças que
testemunham a violência entre os progenitores, bem como as consequências que dela advêm,
de tal forma, que é necessário estar-se atento aos efeitos da exposição à violência
interparental nestas crianças, no que diz respeito ao ajustamento global da criança, mas
também ao ajustamento individual (Sani & Almeida, 2011). Dados de estudos internacionais
revelam que metade das mulheres vítimas de violência doméstica que estão em alojamento de
emergência traz os filhos com elas (Cunningham & Baker, 2004), estimando-se que, mais de
metade dos residentes em casas de abrigo sejam crianças. Devido à presença de inúmeras
necessidades que as crianças expostas à violência interparental acarretam, é pertinente que se
intervenha junto destas, quer a nível individual, quer a nível grupal, sendo que os dois tipos
de intervenção aplicados em conjunto são mais benéficos para elas (Peled & Davis, 1995).
O estudo qualitativo que desenvolvemos teve como objetivo, conhecer junto de
técnicos que realizem funções em Casas de Abrigo existentes em território nacional, quais as
práticas interventivas junto das crianças filhas das mulheres vítimas de violência doméstica.
Trata-se de uma amostra intencional que pretendeu abarcar técnicos de ambos os sexos,
idades, formação académica e experiência de trabalho, aos quais foi realizada uma entrevista
estruturada preenchida em formulário próprio disponibilizada eletronicamente.
Apurou-se, que há uma clara consciencialização por parte dos técnicos relativamente
às necessidades evidenciadas pelas crianças residentes nestes acolhimentos, sendo notória
ainda, a escassa intervenção realizada com os filhos que acompanham as suas mães para as
Casas de Abrigo. A intervenção está direcionada para as progenitoras, para serem trabalhadas
competências parentais, vinculação, práticas educativas, regras e rotinas, para que depois
sejam aplicadas com os seus filhos. A intervenção direta com as crianças é secundarizada devido à falta de técnicos. Esta investigação poderá ser um contributo para aprofundar o conhecimento relativamente
às práticas interventivas usadas junto de crianças expostas à violência interparental em casas
de abrigo e também para preencher lacunas que possam existir nestas estruturas, pois na
maioria das vezes estas instituições dão prioridade às necessidades das mulheres, havendo
assim um défice no que diz respeito à intervenção com crianças. In the diverse existent literature, we can check that is frequent the number of the children
that witness violence between parents, as well as the consequences that come from it, so, it’s
necessary to be aware of the effects from the exposure of these children to interparental
violence, in respect to the global adjustment of the child, but also to individual adjustment
(Sani & Almeida, 2011). Data from international studies reveal that half of the women that
suffer from domestic violence that are in emergency accommodation bring their own children
(Cunningham & Baker, 2004), it is estimated that, more than half of the residents of shelter
houses are children. Due to the presence of countless needs that exposed children have, it’s
relevant that we act with them, either individually and in group, being that these two kinds of
interventions applied together are more benefic to the children (Peled & Davis, 1995).
The qualifying study that we developed aimed for knowing which interventional
practices used with children of women victims of domestic violence, near technicians that
work in Shelter houses existent in national territory. It’s about an intentional sample that
intended to cover technicians of both gender, age, educational background and work
experience, which was conducted a structured interview filled in a proper form, which was
provided electronically.
It was proved, that there is a clear consciousness, by the way of the technicals in relation
to the needs identified for children living at women shelters, still being notorious, the
shortage intervention performed with the children that follow their mothers for the shelters.
The intervention is directed for the mothers, to be worked parenting skills, vinculation,
educational practices, rules and routines and then be applied to their children. The direct
intervention with the children has been passed to the background, because there is lack of technicians on their shelters. This research may contribute to deepen the knowledge concerning interventional
practices used near children exposed to interparental violence at shelter houses, and, also to
fill blanks that may exist in this structures, because in most cases these institutions give
priority to women needs, instead of children’s.