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As Atitudes dos Pais perante a Inclusão de Crianças com Perturbação de Hiperati...

Autor(es): Carvalho, Cláudia Teresa Porém Luís cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/3841

Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa


Descrição
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio da Intervenção Precoce na Infância Considerando a importância do papel dos pais como modelos dos filhos podemos admitir que as suas atitudes, positivas ou negativas, influenciam a forma de ser e de estar destes últimos, sendo por isso facilitadores ou condicionantes no processo e no sucesso da educação inclusiva e consequentemente na construção de “uma escola para todos”. Perceber quais as atitudes dos pais perante a inclusão de crianças com perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA), numa sala de jardim-de-infância, é o objetivo principal deste trabalho de investigação. A escolha desta problemática deve-se ao fato de na prática pedagógica e no contacto com os pais, constatar que existe uma dicotomia entre o que é correto e preconizado pela sociedade, fundamentado em legislação e o que realmente acontece. Também nos parece pertinente perceber as atitudes dos pais das crianças sem problemas perante a inclusão, pois os estudos existentes sobre envolvimento parental no âmbito das necessidades educativas especiais (NEE), referem-se na sua maioria aos pais das crianças com problemas. É certo que hoje mais do que nunca, defendemos os direitos das crianças os quais são com certeza a expressão dos direitos humanos. Todavia, continuam a ser preocupantes as marcas de exclusão na infância e ainda se ouve dizer amargamente e relativamente a uma criança diferente: “e se o tirássemos da sala, ele é tão mau e nunca está quieto, passa a vida a fazer disparates e a incomodar os outros” O presente trabalho, incide a sua revisão bibliográfica sobre os temas de inclusão, perturbação de hiperatividade com défice de atenção, assim como no conceito de atitude e parentalidade, sendo estas também consideradas como as palavras-chave que dão o mote ao referido. É privilegiada uma metodologia quantitativa, a qual aborda a problemática de uma forma minuciosa e os seus princípios reforçam a pertinência de uma postura interpretativa dos comportamentos e fenómenos sociais. No que diz respeito à população deste projeto, esta é constituída por trezentos encarregados de educação de crianças dos 3 aos 6 anos de três jardins-escola do concelho de Alenquer, a referir, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, um jardim- escola da rede pública e um outro privado. O instrumento de recolha de dados utilizado será um inquérito construído com base na escala de atitudes de Likert, adaptado de Paiva (2007) e aferida para a população portuguesa. Após a análise dos resultados verificou-se que os pais de uma forma geral estão recetivos à inclusão de crianças com PHDA, embora possamos considerar que mantém algumas reservas atendendo ao facto de um número significativo de respondentes preferir manter a sua resposta no “não concordo nem discordo”. Verificámos também que na perspetiva dos pais o apoio prestado pela escola às crianças com PHDA não é satisfatório. A família assume um lugar de destaque no que diz respeito a esse mesmo apoio. Having in mind the importance of the role of parents as their children’s models, one can admit that their attitudes, either positive or negative, influence the way of being and behaving of the children, thus being facilitators or constraints in the process and success of included education and therefore in the construction of “one school for everyone”. The main goal of this research work is to understand the attitudes of parents towards the inclusion of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in a nursery school class. The choice of this topic has to do with the fact that in the teaching practice and in the contact with parents, one can observe a dichotomy between what is correct and commended by society, based on legislation and what really happens. It also seems relevant to understand the attitude of children’s parents without problems towards inclusion, because the existing studies on parent involvement within the special educational needs refer, in most cases, to the parents of children with problems. It is true that never as today was so clearly assumed, by various societies, the existence of children’s rights that are the expression of human rights. However the exclusion marks in childhood continue to be disturbing and one can still hear people saying in a bitter way about a problem child: “what if we got him/her out of the class, he/she is so mean and is never quiet, always doing silly things and bothering others”. The present assignment focuses its bibliographic review on the themes of inclusion, attention deficit hyperactivity disorder, as well as in the concept of attitude and parenthood, being these also considered as the key words of this project. It is valued a quantitative methodology, which deals with the problematic in a thorough way and its principles reinforce the relevance of an interpretative attitude of the social behaviour and phenomena. To what the population of this project is concerned it is made up of three hundred parents/legal guardians of children between the age of 3 and 6 of three nursery schools in the municipality of Alenquer, referring to a private social solidarity institution, a public and a private nursery school. The data collection instrument will be a survey that will be built on the basis of the Likert attitudes scale, adapted from Paiva (2007) and adjusted to the Portuguese population. After the analysis of the results it was found that parents generally are receptive to the inclusion of children with ADHD, although we might consider holding some reservations given the fact that a significant number of respondents prefer to keep their response in the "I do not agree nor disagree". We found that in the perspective of parental support for school children with ADHD is not satisfactory. The family takes a prominent place on that same support.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ramalho, Joaquim
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