Autor(es):
Marques, Hélder Augusto Carreira
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/3824
Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Assunto(s): Trissomia 21; Comportamentos disruptivos; Intervenção Inclusão; Down Syndrome; Disruptive behaviours; Inclusion; Intervention
Descrição
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor O presente trabalho de investigação insere-se no âmbito do Mestrado em
Ciências da Educação - Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor, da
Universidade Fernando Pessoa e visa promover a inclusão e a participação de um aluno
com Trissomia 21, associado a comportamentos disruptivos na sala de aula.
A inclusão é o grande desafio que se coloca à escola. É fundamental que esta
seja capaz de encontrar formas e meios de responder com eficácia às necessidades
educativas das crianças com Trissomia 21 associadas a comportamentos disruptivos. É
neste contexto, que pretendemos obter resposta à seguinte questão: De que forma um
programa de intervenção, direcionado a um aluno com problemas disruptivos,
associado a trissomia 21, influencia positivamente a mudança dos comportamentos?
Neste trabalho apresentamos os resultados de um programa de modificação
comportamental, analisando o seu contributo perante os problemas de indisciplina,
tendo como participante alvo um aluno com Trissomia 21. Como enfoque realçamos a
importância de uma abordagem preventiva e a resposta à intervenção que deve ser
pensada em função do problema do aluno e das circunstâncias, quer familiares quer do
seu meio circundante. O programa de intervenção implementado visou promover os
comportamentos desejados dentro da sala de aula, durante o ano letivo 2011/2012. Tal
foi possível através da recolha colaborativa dos registos de comportamentos disruptivos,
pelos professores de turma e de educação especial, antes e após a intervenção baseada
num sistema de créditos, No final deste programa verificaram-se mudanças
comportamentais no aluno, com diminuição dos comportamentos disruptivos e aumento
de comportamentos ajustados. This study, for the masters´ degree on Educational Sciences – Special Education,
Cognitive and Motor domain, in the University Fernando Pessoa, aims to promote the
inclusion and participation of a student with Down Syndrome and disruptive behaviours
in the classroom.
Inclusion is the major challenge facing school today. So it is essential that school
succeed in finding ways and means to respond effectively to the educational needs of
children with Down Syndrome and disruptive behaviours. Our study intends to answer
the following question: How does an intervention program targeted at a student with
Down Syndrome and disruptive behaviours has a positive influence in his behavioural
change?
Intervention strategies and results of behavioural change in a student with Down
Syndrome will be presented, and their contribution towards disciplinary problems will
be discussed. This study focus on the importance of a contemporary, preventive and
response to intervention approach, according to the student’s problems and the
circumstances regarding both family and environment issues.
In this study was implemented and evaluated an intervention programme wish
aims to promote desired behaviours in the classroom during the 2011/2012 school year.
This was possible through the collaborative collection of records of disruptive
behaviour, by regular and special education teachers, before and after the intervention,
using a rewarding credit system for student desired behaviours. At the end of this
programme behavioural changes were observed, with a reduction of the disruptive
behaviours and an increase of the desired ones.