Autor(es):
Bernardo, Ana Carolina Couto
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/3815
Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Assunto(s): Escola de Mães; Parentalidade; Competências parentais; Autoestima; School for Mothers; Parenthood; Parenting skills; Self-esteem
Descrição
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio da Intervenção Precoce na Infância Este estudo centra-se na implementação de uma Escola de Mães, programa de
educação parental realizado em seis sessões na freguesia de Calhetas, ilha de S. Miguel,
e na avaliação comparativa, anterior e posterior ao programa, das três mães participantes
no que se refere ao aumento de competências parentais vigentes na relação com os
filhos e no aumento da sua autoestima, além da pertinência desta Escola de Mães como
uma mais-valia para as mesmas. As participantes são mães de crianças consideradas em
risco grave no desenvolvimento, apoiadas ou não pela Intervenção Precoce, com idades
inferiores a seis anos, de um meio sociocultural carenciado.
Foi possível verificar que a participação na Escola de Mães foi uma mais-valia,
sendo notória a necessidade que as mães manifestaram em aprender e atualizar os seus
conhecimentos e nas alterações de comportamento e atitudes perante as interações,
comunicação e na promoção emocional dos filhos, competências parentais estas que
surgem como consequência da reflexividade promovida durante as sessões do
programa. Assim, o impacto da participação na Escola de Mães produziu efeitos
positivos nas suas vidas, quer na autoestima das mães quer no desenvolvimento de
competências parentais, beneficiando a relação com os filhos. This study is based on the activity of the Escola de Mães (School for Mothers), a
programme on parenting education composed of six sessions carried out on the Calhetas
municipality, on the isle of S. Miguel. When comparing the results before and after this
helpful programme, three of the mothers who participated have seen their parenting
skills improve, mostly in what concerns their relationship with their children and their
self-esteem. The participants have children who are in a serious developmental risk,
supported or not by the Early Intervention Service, aged below six and with a poor
background.
The participation on this programme reinforced these mothers’ need to learn and
update their knowledge when it comes to understanding the behaviour and attitudes of
their children in an interactional context. It is also important when it comes to the
parenting skills, improved greatly by the debate promoted by the sessions. Thus, the
mothers felt a positive impact on their lives, not only on their self-esteem, but also on
the improvement of their parenting skills, which undoubtedly benefited their
relationship with their children.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Ventura, Tereza; Saavedra, Luísa