Detalhes do Documento

Motivação e Aprendizagem na Aula de Português

Autor(es): Pereira, Sandra Patrícia Oliveira cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/3771

Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Assunto(s): Motivação; Aprendizagem; Relação Pedagógica; Programa Oportunidade; Tutoria Escolar; Motivation; Learning; Pedagogical Relationship; Opportunity Program; School Tutoring


Descrição
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor A presente investigação foca-se sobre a problemática do elevado número de turmas do Programa Oportunidade na Escola Rui Galvão de Carvalho, freguesia de Rabo de Peixe, ilha de São Miguel, colocando-se a seguinte pergunta de partida: “Poderá a motivação ter um efeito positivo na aprendizagem dos alunos das turmas do Programa Oportunidade?” Na qualidade de estudo de caso, abarca uma população em estudo constituída por setenta e um indivíduos, 53,5% do sexo masculino e 46,5% do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos, sendo que a média de idades se situa nos 11,6 anos. O estudo assenta em pressupostos teóricos subordinados aos temas da Motivação, da Relação Pedagógica, da Afetividade e da Aprendizagem, fazendo um breve relato sobre o Programa Oportunidade e uma abordagem sucinta ao conceito de Tutoria Escolar e ao Projeto Metodologia Tutal. Atendendo ao problema que se propõe estudar e à questão de partida à qual se pretende responder, sentiu-se a necessidade de, nesta investigação, utilizar metodologias oriundas de diferentes tradições (quantitativas e qualitativas), numa perspetiva de triangulação intermétodos (Flick, 2005 cit. in Duarte, 2009). Optou-se, assim, por seguir um percurso capaz de favorecer a articulação de resultados, a delimitação contextual e o levantamento de novas pistas para investigação futura aliado a uma necessidade de comunicação mais rigorosa, com uma estruturação definida à priori, passível de incorporar e controlar o erro estatisticamente admissível. Os resultados atestaram que a intervenção na motivação veio melhorar significativamente os resultados académicos, trabalhando variáveis como as crenças de autoeficácia e autoestima, o desenvolvimento do autoconceito, a promoção da educação pelo afeto e o investimento na relação pedagógica e minorando algumas diferenças económicas, afetivas e sociais que se mostraram muito mais expressivas no início do estudo. This study will be presented based on the problem of a large number of Opportunity classes in the Rui Galvão de Carvalho School, located in Rabo de Peixe, São Miguel Island, raising the following forehand question: In classes of Opportunity, can motivation have a positive effect on the student’s learning? As a case study, it embraces a study population consisting of seventy-one individuals, 53,5% male and 46,5% female, aged between 10 and 17 years, with the average age stands at 11,6 years. It will be based on theoretical assumptions subordinate to the topic of motivation and learning, making not only a brief report about the Opportunity Program, but also a concise approach to the concept of School Tutoring and Project Methodology Tutal. Because of the problem to be studied and the initial question raised, it’s essential for this research the application of methodologies from different traditions (quantitative and qualitative), in a perspective of inter methods triangulation (Flick, 2005 cit. in Duarte 2009). By doing so, we choose to follow a path able to favor the results articulation, the contextual definition and the survey of new clues for future research, associated with the need for more accurate communication with a priori defined structure, which can incorporate and control statistically permissible error. It was possible to conclude from this study that the school results have improved significantly with increased motivation. The results testified that the intervention on motivation came ease some economic differences, affective and social factors that were much more significant at study entry, working variables such as self-efficacy beliefs and self-esteem, self-concept development, promoting education by affection and investment in the pedagogical relationship, some economic differences.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ventura, Tereza
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia