Autor(es):
Pereira, Sandra Patrícia Oliveira
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/3771
Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Assunto(s): Motivação; Aprendizagem; Relação Pedagógica; Programa Oportunidade; Tutoria Escolar; Motivation; Learning; Pedagogical Relationship; Opportunity Program; School Tutoring
Descrição
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor A presente investigação foca-se sobre a problemática do elevado número de turmas do
Programa Oportunidade na Escola Rui Galvão de Carvalho, freguesia de Rabo de Peixe,
ilha de São Miguel, colocando-se a seguinte pergunta de partida: “Poderá a motivação
ter um efeito positivo na aprendizagem dos alunos das turmas do Programa
Oportunidade?”
Na qualidade de estudo de caso, abarca uma população em estudo constituída por
setenta e um indivíduos, 53,5% do sexo masculino e 46,5% do sexo feminino, com
idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos, sendo que a média de idades se situa
nos 11,6 anos.
O estudo assenta em pressupostos teóricos subordinados aos temas da Motivação, da
Relação Pedagógica, da Afetividade e da Aprendizagem, fazendo um breve relato sobre
o Programa Oportunidade e uma abordagem sucinta ao conceito de Tutoria Escolar e ao
Projeto Metodologia Tutal.
Atendendo ao problema que se propõe estudar e à questão de partida à qual se pretende
responder, sentiu-se a necessidade de, nesta investigação, utilizar metodologias oriundas
de diferentes tradições (quantitativas e qualitativas), numa perspetiva de triangulação
intermétodos (Flick, 2005 cit. in Duarte, 2009).
Optou-se, assim, por seguir um percurso capaz de favorecer a articulação de resultados,
a delimitação contextual e o levantamento de novas pistas para investigação futura
aliado a uma necessidade de comunicação mais rigorosa, com uma estruturação definida
à priori, passível de incorporar e controlar o erro estatisticamente admissível.
Os resultados atestaram que a intervenção na motivação veio melhorar
significativamente os resultados académicos, trabalhando variáveis como as crenças de
autoeficácia e autoestima, o desenvolvimento do autoconceito, a promoção da educação
pelo afeto e o investimento na relação pedagógica e minorando algumas diferenças económicas, afetivas e sociais que se mostraram muito mais expressivas no início do
estudo. This study will be presented based on the problem of a large number of Opportunity
classes in the Rui Galvão de Carvalho School, located in Rabo de Peixe, São Miguel
Island, raising the following forehand question: In classes of Opportunity, can
motivation have a positive effect on the student’s learning?
As a case study, it embraces a study population consisting of seventy-one individuals,
53,5% male and 46,5% female, aged between 10 and 17 years, with the average age
stands at 11,6 years.
It will be based on theoretical assumptions subordinate to the topic of motivation and
learning, making not only a brief report about the Opportunity Program, but also a
concise approach to the concept of School Tutoring and Project Methodology Tutal.
Because of the problem to be studied and the initial question raised, it’s essential for
this research the application of methodologies from different traditions (quantitative and
qualitative), in a perspective of inter methods triangulation (Flick, 2005 cit. in Duarte
2009).
By doing so, we choose to follow a path able to favor the results articulation, the
contextual definition and the survey of new clues for future research, associated with the
need for more accurate communication with a priori defined structure, which can
incorporate and control statistically permissible error.
It was possible to conclude from this study that the school results have improved
significantly with increased motivation. The results testified that the intervention on
motivation came ease some economic differences, affective and social factors that were much more significant at study entry, working variables such as self-efficacy beliefs and
self-esteem, self-concept development, promoting education by affection and
investment in the pedagogical relationship, some economic differences.