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Hiperatividade e défice de atenção em contexto escolar

Author(s): Santos, Paulo Alexandre Rodrigues dos cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/3615

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Inclusão; Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção; Alunos; Intervenção; Inclusion; Hyperactivity Disorder Attention Deficit; Students; Intervention


Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do sistema nervoso central com um quadro sintomático diversificado. Surge na infância e é caracterizada por significativas dificuldades em manter a atenção, impulsividade e hiperatividade. Tendo em conta o contexto profissional e o desafio que esta perturbação representa no contexto de sala de aulas, torna-se pertinente saber intervir nestes alunos, de forma adequada, com recurso a estratégias/práticas educativas e comportamentais diversificadas, para que se possa promover o seu sucesso académico. Através deste trabalho, pretendeu-se: saber quais as perceções dos professores do Ensino Básico em relação aos alunos com PHDA; verificar de que forma a presença de alunos com PHDA pode influenciar a sua intervenção pedagógica, contribuindo deste modo para um maior conhecimento e melhor atendimento de alunos com PHDA nas escolas, naquele nível de ensino. Para que os objetivos suprareferidos pudessem ser alcançados, recorreu-se a um estudo de natureza quantitativa, com a aplicação de um questionário, como instrumento de recolha de dados, numa amostra de 60 professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico de Rabo de Peixe, nos Açores. Os resultados obtidos demonstraram que, maioritariamente, os professores inquiridos revelaram conhecimentos sobre as causas, características e diagnóstico da PHDA, bem como acerca das possíveis intervenções no contexto de sala de aula e fora da mesma para se intervir em crianças com esta síndrome, através da implementação de um conjunto de estratégias e técnicas pedagógicas que permitirão à criança com PHDA ter melhores respostas de aprendizagem. Verificou-se que os professores procuram adaptar as práticas/estratégias de intervenção, no contexto sala de aula, às características das turmas e dos alunos, mas que o seu próprio perfil enquanto docentes tem significativa importância naquela escolha. The Hyperactivity Disorder Attention Deficit (ADHD) is a disorder of the central nervous system with symptoms very diverse. Appears in childhood and is characterized by significant difficulties in sustaining attention, impulsivity and hyperactivity. Having regard to the professional context and the challenge that this disturbance is in the context of the classroom, it becomes pertinent to know these students intervene, as appropriate, using strategies / behavioral and educational practices diversified, so you can promote your academic success. Through this work, it was intended: to know which teachers' perceptions of the 1st cycle of basic education in relation to students with ADHD; verify how the presence of students with ADHD may influence their pedagogical intervention. For the purposes referred to above can be achieved, we used a quantitative study with the application of a questionnaire as a tool to collect data on a sample of 60 teachers of the 1st and 2nd cycles of basic education of Tail fish, in the Azores. The results showed that, mainly, the teachers surveyed revealed knowledge about the causes, characteristics and diagnosis of ADHD, as well as about possible interventions in the context of the classroom and outside of it to intervene in children with this syndrome by implementing a set of strategies and teaching techniques that allow the child with ADHD have better answers learning.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ventura, Tereza
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