Author(s):
Santos, Paulo Alexandre Rodrigues dos
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/3615
Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Subject(s): Inclusão; Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção; Alunos; Intervenção; Inclusion; Hyperactivity Disorder Attention Deficit; Students; Intervention
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma
perturbação do sistema nervoso central com um quadro sintomático diversificado. Surge
na infância e é caracterizada por significativas dificuldades em manter a atenção,
impulsividade e hiperatividade. Tendo em conta o contexto profissional e o desafio que
esta perturbação representa no contexto de sala de aulas, torna-se pertinente saber
intervir nestes alunos, de forma adequada, com recurso a estratégias/práticas educativas
e comportamentais diversificadas, para que se possa promover o seu sucesso académico.
Através deste trabalho, pretendeu-se: saber quais as perceções dos professores
do Ensino Básico em relação aos alunos com PHDA; verificar de que forma a presença
de alunos com PHDA pode influenciar a sua intervenção pedagógica, contribuindo deste
modo para um maior conhecimento e melhor atendimento de alunos com PHDA nas
escolas, naquele nível de ensino.
Para que os objetivos suprareferidos pudessem ser alcançados, recorreu-se a um
estudo de natureza quantitativa, com a aplicação de um questionário, como instrumento
de recolha de dados, numa amostra de 60 professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino
Básico de Rabo de Peixe, nos Açores.
Os resultados obtidos demonstraram que, maioritariamente, os professores
inquiridos revelaram conhecimentos sobre as causas, características e diagnóstico da
PHDA, bem como acerca das possíveis intervenções no contexto de sala de aula e fora
da mesma para se intervir em crianças com esta síndrome, através da implementação de
um conjunto de estratégias e técnicas pedagógicas que permitirão à criança com PHDA
ter melhores respostas de aprendizagem. Verificou-se que os professores procuram
adaptar as práticas/estratégias de intervenção, no contexto sala de aula, às características
das turmas e dos alunos, mas que o seu próprio perfil enquanto docentes tem
significativa importância naquela escolha. The Hyperactivity Disorder Attention Deficit (ADHD) is a disorder of the central
nervous system with symptoms very diverse. Appears in childhood and is characterized
by significant difficulties in sustaining attention, impulsivity and hyperactivity. Having
regard to the professional context and the challenge that this disturbance is in the
context of the classroom, it becomes pertinent to know these students intervene, as
appropriate, using strategies / behavioral and educational practices diversified, so you
can promote your academic success.
Through this work, it was intended: to know which teachers' perceptions of the 1st cycle
of basic education in relation to students with ADHD; verify how the presence of
students with ADHD may influence their pedagogical intervention.
For the purposes referred to above can be achieved, we used a quantitative study with
the application of a questionnaire as a tool to collect data on a sample of 60 teachers of
the 1st and 2nd cycles of basic education of Tail fish, in the Azores.
The results showed that, mainly, the teachers surveyed revealed knowledge about the
causes, characteristics and diagnosis of ADHD, as well as about possible interventions
in the context of the classroom and outside of it to intervene in children with this
syndrome by implementing a set of strategies and teaching techniques that allow the
child with ADHD have better answers learning.