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Um percurso na gestão

Author(s): Leitão, Maria Cristina Pimenta cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/3201

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Escola; Gestão; Liderança; Autonomia; Alunos; Funcionários; Professores; School; Management; Leadership; Autonomy; Students; Staff; Teachers


Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacional. Este trabalho pretende refletir a nossa experiência, enquanto membro de um órgão de administração e gestão e, mais concretamente, aferir as diferenças entre o estabelecimento de ensino que encontrámos, no passado, e aquele que existe, na atualidade. Procedemos, então, à divisão do relatório em quatro partes fundamentais. Numa primeira parte, efetuámos uma breve resenha da nossa carreira profissional e realizámos a caracterização do Agrupamento Vertical de Escolas de Rebordosa, no contexto geográfico em que se insere. Realçámos a sua história, visão, missão, valores e metas propostas, não esquecendo uma breve caracterização do pessoal docente, não docente, serviços prestados, recursos financeiros e resultados da avaliação interna e externa da instituição em destaque. Numa segunda parte, preocupámo-nos em analisar alguns modelos organizacionais, com o intuito de refletir sobre as nossas práticas e verificar quais as influências destes modelos na nossa ação de administração e gestão, não descurando uma perspetiva histórica. Numa terceira parte, debruçámo-nos sobre dois diplomas legais, peças fulcrais da organização da educação: o Decreto-lei 115-A/98 de 4 de maio e o Decreto-lei 75/2008 de 22 de abril, procurando estabelecer as suas semelhanças e diferenças e verificar a sua influência na gestão atual. Na última parte, intentámos refletir sobre a nossa experiência de gestão para o desenvolvimento pessoal e profissional, explicitando a nossa atividade profissional, rotinas, medos, anseios e perspetivas para o futuro, considerando a importância da autonomia e da liderança no nosso contexto profissional. Our work aims to consider our experience as a member of the school board and more specifically to evaluate the differences between the school we found in the past and the one that exists today. Therefore, we divided our work into four parts. In the first part, we described the functions performed during our career and characterized the Agrupamento Vertical de Escolas de Rebordosa according to the geographical context in which it operates. We gave special emphasis to its history, vision, mission, values and targets, not forgetting staff, services, results of internal and external evaluation and available resources. In the second part, we analyzed some organizational models, in order to reflect about our practices and reach some conclusions about the influence of those models in our action, as far as administration and school management are concerned, bearing in mind a historic perspective. In a third section we leaned on Decreto-lei 115-A/98 de 4 de maio and Decretolei 75/2008 de 22 de abril, trying to determine its differences and similarities and verify its influence on management today. In a fourth and final part, we wrote about our management experience related to our personal and professional development, outlining the challenges of current management, establishing the contribution of our experience to our professional and personal development, explaining our professional activity, routines, fears, anxieties, and perspectives for the future, considering the importance of autonomy and leadership in our professional context.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sampaio, Maria Manuela
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