Autor(es):
Silva, Mónica Luísa Sousa da
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/2952
Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Assunto(s): Produto Turístico; Planeamento Estratégico; Quintas da Madeira; Turismo; Estratégia de Marketing; Tourist Product; Strategic Planning; Quintas da Madeira; Tourism; Marketing Strategy
Descrição
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais. O turismo é atualmente a principal atividade económica da Região Autónoma da
Madeira (RAM), sendo considerado um vetor estratégico para o desenvolvimento
económico da região. Dada a sua importância, torna-se essencial garantir um
crescimento sustentado do sector do turismo, que permita a sua manutenção a longo
prazo. Um dos meios de garantir a sustentabilidade do sector do turismo é através do
seu planeamento e gestão, monitorizando a situação, traçando objetivos, estratégias e
planos de ação que permitam o desenvolvimento sustentado do destino. Neste sentido,
esta dissertação aborda o processo de planeamento estratégico em turismo.
Os objetivos desta dissertação são:
1 – Dar a conhecer as fases, conceitos, modelos e ferramentas de um processo de
planeamento estratégico em turismo.
2 – No âmbito de um processo de planeamento estratégico aplicado, desenvolver
uma análise da situação do processo de planeamento estratégico do produto “Quintas da
Madeira”, relativamente à oferta e à procura, nomeadamente em termos de segmentação
e posicionamento.
3 - Propor recomendações para a implementação de um plano estratégico para o
produto turístico “Quintas da Madeira”, ao nível dos objetivos, estratégia de
desenvolvimento e programas.
A metodologia utilizada assenta no recurso:
a) à informação secundária disponível sobre os temas abordados;
b) a dados primários, resultantes da realização de questionários aos gestores das
“Quintas da Madeira”. Tourism is now the main economic activity of Madeira (RAM), a vector is considered
strategic for the region's economic development. Given its importance, it is essential to
ensure sustained growth of the tourism sector, allowing for the long-term maintenance.
One way to ensure the sustainability of the tourism sector is through its planning and
management, monitoring the situation, outlining goals, strategies and action plans that
enable sustainable development of the destination. Thus, this paper discusses the
process of strategic planning in tourism.
The objectives of this thesis are:
1 - To publicize the steps, concepts, models and tools for a process of strategic planning
in tourism.
2 - As part of a strategic planning process used to develop a situation analysis of the
strategic planning process of the product "Quintas da Madeira", in relation to supply and
demand, particularly in terms of segmentation and positioning.
3 - Propose recommendations for implementing a strategic plan for tourism product
"Quintas da Madeira", in terms of objectives, development strategy and programs.
The methodology used is based on the resource:
a) the secondary information available about the topics covered;
b) the primary data, resulting from the completion of questionnaires to the managers of the "Quintas da Madeira"
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Costa, Jorge; Salazar, Ana