Autor(es):
Costa, Sidónio Fernandes
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/2947
Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Assunto(s): Poder; Negociação; Autoridade; Clima; Participação; Liderança; Autonomia; Power; Negotiation; Authority; Climate; Participation; Leadership; Autonomy
Descrição
Dissertação apresentada à Universidade
Fernando Pessoa como parte dos
requisitos para obtenção do grau de
Mestre em Docência e Gestão da
Educação, especialização em
Administração Escolar. O presente Relatório inicia-se com uma breve apresentação do percurso
profissional do mestrando, bem como por uma caracterização sumária da Escola
Secundária de Tábua antes de 2002 e após 2002, respectivamente no I e II capítulos.
Segue-se uma análise reflexiva do quadro sociopolítico e legal desde 1986 até ao
presente, sendo possível ver a evolução da produção legislativa e a forma como a
ideologia política vai marcando os diferentes normativos publicados.
No IV capítulo é tratado todo um quadro teórico que passa pela escola como
organização específica, pelos conceitos, por diferentes teorias organizacionais, pelos
diferentes tipos de poder e autoridade, pelo conceito de conflito e negociação, pelo
clima de escola, autonomia e participação, pelo modelo de escola dependente e escola
autónoma e pelos diferentes tipos de liderança, tendo sempre presente a interligação à
prática de gestão.
No V capítulo evidenciam-se algumas acções empreendidas, bem como alguns
projectos inovadores implementados que contribuíram e contribuem, decisivamente,
para a melhoria do processo educativo. This Report begins with a brief presentation of the Master degree student's
career, as well as a summarized characterization of Escola Secundária de Tábua before
2002 and after 2002 respectively in Chapters I and II.
The following is a reflective analysis of the socio-political and legal framework
since 1986 to the present, allowing seeing the evolution of the legislative process and
how the political ideology keeps marking the different normative published.
In Chapter IV is treated throughout a theoretical framework passing through
school as a specific organization, concepts, different organizational theories, different
types of power and authority, concept of conflict and negotiation, climate of school,
autonomy and participation, dependent school and autonomous school models and different types of leadership, bearing in mind the connection to the practice of
management.
In Chapter V some undertaken actions are pointed, as well as some innovative
projects implemented that have contributed and contribute decisively to the
improvement of the educational process.