Document details

Avaliação dos motores de pesquisa como ferramenta de conhecimento

Author(s): Bandeira, Fernando cv logo 1 ; Dias, Tânia Marisa Fernandes cv logo 2

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/2835

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Comunicação de crise; Densidade termos; Google; Internet; Motores de pesquisa; Precisão; SlideShare; YouTube; Concept density; Crisis communication; Precision; Recall; Search engines


Description
O presente artigo visa avaliar o desempenho dos motores de pesquisa na Internet. Metodologicamente recorre a duas linhas de investigação que derivam, uma dos sistemas de recuperação de documentos e a outra do modelo de análise de documentos da Internet. Para responder as estas questões avalia: a adequação, a precisão, a densidade média de termos, o peso percentual dos descritores, o tipo e a fonte dos documentos. As conclusões evidenciam que o Google ocupa a primeira posição, o SlideShare a segunda e o YouTube a terceira. This article aims to evaluate the performance of Internet search engines. In methodological grounds it applies two different research traditions, one used to evaluate text retrieval systems the other is the model used to assess Internet documents. To answer these questions it uses the following indicators: precision, recall, average terms density, concept percent wage, document type and source. Conclusions are that Google is leading search engine followed by SlideShare and YouTube.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU