Author(s):
Silva, Pedro Nuno Moreira da
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/2250
Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Subject(s): Espaços de Aprendizagem; Ambientes de Aprendizagem; Ensino Superior; Ensino/aprendizagem; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); Learning Spaces; Learning Environments; Higher Education; Teaching and Learning; Information and Communication Technologies (ICT)
Description
Tese apresentada à Universidade Fernando
Pessoa como parte dos requisitos para
obtenção do Grau de Doutor em Ciências
da Informação, especialização em Sistemas e Tecnologias da Informação. O uso generalizado de Redes de Comunicação e das Tecnologias de Informação é hoje
um fenómeno mundial, com múltiplos impactos na forma como se ensina/aprende e nos
contextos em que esse processo decorre – Espaços de Aprendizagem. Estes espaços
incluem Espaços Físicos de Aprendizagem, Espaços Virtuais de Aprendizagem,
Espaços Colaborativos de Aprendizagem, entre outros. Estas propostas estão a
proporcionar novos cenários no processo ensino/aprendizagem, com contornos ainda
não muito bem definidos. Um Espaço de Aprendizagem necessita de um conjunto
complexo de recursos materiais e humanos. Justifica-se um estudo mais aprofundado e
continuado, dada a relevância que este tem nas Instituições de Ensino Superior. Nesse
sentido, o objectivo geral da presente investigação é conhecer as percepções dos
Docentes do Ensino Superior, sobre os Espaços de Aprendizagem, das instituições onde
leccionam. São descritos os tipos de espaços existentes, a sua importância, as
necessidades sentidas pelos docentes e o tipo de equipamentos sugeridos para esses
Espaços. Neste contexto, considerou-se relevante a recolha de opiniões sobre as
necessidades/prioridades, utilidade, qualidade e sustentabilidade, produzidas pela
utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos espaços de
aprendizagem. Foram ainda recolhidas opiniões sobre boas práticas da utilização do
Espaço, através da experiência dos docentes inquiridos em diversas instituições. Na
recolha, tratamento e análise dos dados, utilizou-se o método "Grounded Theory",
desenvolvido por Glaser e Strauss. Este método, assenta num processo evolutivo
constante, em que através de um conjunto de análises de experiências iniciais se vão
gerando teorias, até se chegar a um ponto onde os acréscimos trazidos pela nova teoria deixam de ser significativos. Os resultados, descritos no presente trabalho, evidenciam a
importância da introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação, no processo
de Ensino/Aprendizagem. Assim, propõe-se um novo modelo que reúne os factores
relevantes à caracterização e construção de Espaços de Aprendizagem, contribuindo
para a efectiva implementação desses Espaços no processo Ensino/Aprendizagem, no
Ensino Superior. The generalized use of Communication Networks and Information Technologies is
nowadays a global phenomenon. It has multiple impacts on how to teach/learn and on
the contexts in which this process takes place - the Learning Environments. These areas
include Physical Learning places, Virtual Learning sites, Collaborative Learning
Spaces, among others. These proposals provide new scenarios for the teaching/learning
process, but their outlines are not well defined yet. A Learning Space requires a
complex set of materials and human resources. A more deep and continued study is
justified by the relevance of Higher Education Institutions. The overall objective of the
present research is to understand the perceptions of the Professors on their Learning
Environments. The different kinds of Spaces are herein described, as well as their
importance, the reported needs of the professors, and the suggested equipments for
these Spaces. In this context it has been considered as relevant to gather opinions on the
needs/priorities, utility, quality and sustainability, as a result of the use of Information
and Communication Technologies (ICT) in the teaching/learning spaces. The different
points of view on the Best Practices on the use of teaching/learning spaces, were
collected from the experience of professors from different institutions. The Grounded
Theory Method, originally developed by Glaser and Strauss, was used for data
collection, data processing and data analysis. This method relies on an evolutionary
process, through which a set of initial experiences are analyzed, and new theories are
generated from them, continuously until reaching a point where the new theory has no
added value. The results of the present work show the importance of the introduction of
Information and Communication Technologies in the learning/teaching process. Thus, a new model is proposed, bringing together the relevant factors for the characterization
and construction of learning spaces, contributing to the effective implementation of
these Spaces in the teaching/learning process, in Higher Education.