Autor(es):
Santos, José Fernando Oliveira
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/2237
Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Assunto(s): Turismo; Evento Religioso; Hotelaria e Impactos; Tourism; Religiosous Events; Hotels and Impacts
Descrição
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais. A realização de eventos tem vindo a ser considerada uma das mais importantes
manifestações do Turismo em Portugal e no Mundo, sendo notório que os mesmos
geram uma dinâmica na economia das localidades. Assim, importa saber que tipos de
impactos resultam desses eventos.
A Semana Santa da Cidade de Braga é um dos maiores eventos de recriação religiosa do
País, constituindo uma oferta turística única que potencia a promoção do município,
razão pela qual foi escolhido o estudo de caso - “Os Impactos do Turismo Religioso – O
Caso da Semana Santa de Braga”, que tem por objectivo analisar a interacção do evento
no sector hoteleiro local.
Para o efeito, foram aplicados questionários para aferir os tipos de impactos –
económicos, sociais, culturais, ambientais, políticos e hoteleiros – positivos e negativos,
no tecido hoteleiro de Braga.
As principais conclusões apontam para:
· 85,7% dos inquiridos consideram que o evento é importante para a cidade de Braga.
O evento contribui em cerca de 94% para o desenvolvimento da cidade;
· Conclui-se que 100% dos inquiridos considera que para o desenvolvimento de
Braga, o evento é positivo, considerando-o muitíssimo importante 34,3% ou
extremamente importante 45,7%;
· Em relação aos impactos económicos positivos, o impacto positivo com maior
percentagem de concordâncias relaciona-se com aumento do volume de vendas,
com 94,1%, seguido do aumento do consumo do artesanato e de produtos locais,
com 81,8% das afirmações positivas. Em contrapartida, os impactos económicos
negativos mais referidos são o aumento da sazonalidade turística e o aumento do
custo de vida, com 61,8% das respostas positivas;
· Relativamente aos impactos sociais positivos a consciencialização da comunidade
para o evento, com 65,7% das respostas positivas apresenta-se como o factor mais
importante. Por seu turno, o aumento do congestionamento e tráfego urbano aferiuse
como o impacto social negativo com maior percentagem de concordâncias 67,6% das respostas positivas, seguido dos problemas de infra-estruturas básicas,
com 39,5% das respostas positivas;
· A valorização da herança cultural/religiosa 88,5%, a valorização e preservação do
património histórico e cultural Bracarense 85,3% e a valorização do artesanato
84,8%, foram os impactos culturais mais positivos. Há questão, encenação do
interesse cultural visando o interesse meramente comercial, é elencado com 21,2%
das respostas, como o factor cultural mais negativo;
· A utilização racional dos espaços é o impacto ambiental positivo com maior
concordância, com 33,3% das respostas positivas, enquanto, 45,4% dos
respondentes afirmam que o principal factor negativo do evento prende-se com a
poluição provocada pelo ruído, 33,3% com a ocupação desordenada do espaço e
23,5% acham que o evento descaracteriza a paisagem através da montagem de
equipamentos de apoio ao evento;
· O aumento da visibilidade do evento e da cidade a nível nacional é o factor mais
importante em termos de impactos políticos positivos para os inquiridos 71,4%. Por
sua vez, constata-se que 58,1% dos inquiridos discordam com a afirmação de que
existe uma sobreposição dos representantes religiosos sobre os políticos. Questões
como divergências políticas 54,6% e a essência do evento passar para segundo
plano 54,5% não são, reconhecidas pelos inquiridos como motivos negativos;
· Em ternos de impactos hoteleiros positivos, todos os inquiridos identificam as 5
questões colocadas como bastante positivas, daí os resultados serem todos com
índices superiores a 70% de concordância. De destacar o aumento das taxas de
ocupação 93,6%, o aumento das vendas em serviços complementares de alojamento
(90,3%) e o aumento das receitas médias globais 90,0%. Em termos negativos,
74,2% dos inquiridos concordam com o facto de que o evento está dependente das
condições climatéricas e como tal, ser uma ameaça em termos de procura hoteleira
caso estas sejam más. A dependência do mercado espanhol 64,5% e a pouca aposta
em publicidade do evento nos hotéis 50,0% são os restantes factores negativos para
o sector mais relevantes. The realization of events has been considered one of the most important manifestations
of Tourism in Portugal and world wide, being known that they create a dynamic
economy in the localities. It is therefore important to know what kind of impacts result
from these events.
The Holy Week in the city of Braga is one of the biggest religious recreation events in
the country, providing a unique touristic offer that enhances the promotion of the
municipality, which is why it was chosen the case study - "The Impact of Religious
Tourism - The Case of the Holy Week in Braga”, which aims to analyze the interaction
of the event in the local hospitality industry.
To this end, questionnaires were applied to assess the types of impacts - economic,
social, cultural, environmental, political and hospitality - both positive and negative, in
the hospitality sector and in Braga.
The key findings indicate that:
· 85.7% of respondents consider that the event is important for the city of Braga. The
event also contributes about 94% for the city development;
· It is concluded that 100% of respondents believe that the event is positive, for the
development of Braga, considering it very important 34.3% or extremely important
45.7%;
· In relation to the positive economic impacts, the positive impact with the highest
percentage of concordance is related to the increase of the sales volume, with
94.1%, followed by consumption increase of local products and handicrafts, with
81.8% of positive statements. In contrast, the most mentioned negative economic
impacts are the increase of tourism seasonality and the increase in the cost of living
with 61.8% of positive responses;
· Regarding positive social impacts, the community awareness for the event, with
65.7% of positive responses is presented as the most important factor. In turn, the
increase in urban traffic and congestion was measured as the negative social impact with the highest percentage of concordance 67.6% of positive responses, followed
by the problems of basic infrastructures, with 39.5% of positive responses;
· The appreciation of cultural/religious heritage 88.5%, the recovery and preservation
of Braga’s historical and cultural patrimony 85.3% and 84.8% the appreciation of
craft, were the most positive cultural impacts. The question of the cultural interest
staging aiming a purely commercial interest is pointed with 21.2% of answers as
the most negative cultural factor;
· The rational use of space is the positive environmental impact with greater
agreement, with 33.3% of positive responses, while 45.4% of the respondents
claimed that the main negative factor of the event relates to the pollution caused by
noise, 33.3% with the disorderly occupation of space and 23.5% thought that the
event deprives the landscape of its characteristics through the erection of equipment
to support the event;
· Increased visibility of the event and the city at a national level is the most important
factor in terms of positive political impact on the respondents 71.4%. In turn, it was
found that 58.1% of respondents disagree with the assertion that there is an overlap
of the religious representatives on politicians. Issues such as political differences
54.6% and the essence of the event moved to the background 54.5% are not
recognized by respondents as negative motives;
· In terms of hotels’ positive impacts, all the respondents identify the five questions
as quite positive, so the results are all with rates above 70% of agreement. It must
be highlighted the increase in occupancy rates 93.6%, the increase in sales in
complementary services for accommodation (90.3%) and the increase of the overall
average revenue 90.0%. In negative terms, 74.2% of respondents agree with the fact
that the event is dependent on the weather and as such, it is a threat in terms of
demand for hotels if it is bad. The dependence of the Spanish market 64.5% and the low stake in publicizing the event in hotels 50.0% are the other negative factors
most relevant to the sector.