Autor(es):
Monteiro, Sara da Costa Gomes
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/1929
Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Descrição
Projecto de graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem Para o trabalho de investigação o tema eleito foi : “A exautão no cuidador informal do doente com Alzheimer”.
A população do estudo corresponde aos cuidadores informais dos doentes com Alzheimer da A.P.F.A.D.A, sendo a amostra constituída por 30 indivíduos, sujeitos a um questionário. O estudo é descritivo-correlacional de nível II sendo baseado numa metodologia quantitativa. A amostragem é não probabilística. O tratamento estatístico foi realizado com recurso ao SPSS (Statistic Package for Social Sciences), versão 17.0.
Este foi escolhido devido à sua pertinência e actualidade, assim como devido a um interesse pessoal por esta patologia.
Para uma melhor compreensão desta temática procedeu-se a uma fundamentação teórica sobre a doença, abordando o envelhecimento, demência, a origem da doença de Alzheimer, epidemiologia, fisiopatologia, etiologia, factores de risco, sinais e sintomas, a evolução das doença, diagnóstico, tratamento e as repercussões que Alzheimer tem na família.
Com esta amostra não há qualquer dúvidas relativamente à exaustão. Um valor esmagador de 77% de sobrecarga intensa, inversamente ao 23% de sobrecarga ligeira e 0% de não sobrecarga, o que demonstram que os familiares dos doentes com Alzheimer não têm apoio adequado.