Document details

Como os financeiros podem ajudar a comunicar

Author(s): Mendes, Ana Alexandra Madeira cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/1671

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Comunicação; Estratégia; Gestão; Consultoria; Communication; Strategy; Management; Consultancy


Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Relações Públicas. Os “financeiros” são responsáveis por toda a informação financeira dentro de uma organização, e como tal, são os melhor posicionados para perceber que a comunicação potencia performances empresariais de sucesso com reflexos evidentes nos lucros das empresas. Podem pois ser uma alavanca importante na implementação da comunicação empresarial como uma ferramenta estratégica. Normalmente, uma estratégia de comunicação e imagem não proporciona retornos financeiros imediatos, mas possivelmente só a médio e longo prazo. A área financeira pode pois ser uma área chave para perceber, praticar e divulgar as vantagens da comunicação empresarial dentro da organização, uma vez que é uma área quantificável tendo como principal atributo a sua grande objectividade. Este trabalho apresenta, através de um estudo de caso, como os resultados de uma consultoria/auditoria financeira podem expor problemas de comunicação e levantar pistas para uma consultoria de comunicação, melhorando a performance empresarial de uma forma global, fazendo com que a comunicação seja também uma ferramenta estratégica de gestão.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Melo, Rui de
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU