Author(s):
Machado, Rita Miguel Santos Gouveia
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/1615
Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Description
Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau Licenciada em Enfermagem O presente tratabalho pretende ser um contributo para todos os que necessitem ou desejem conhecer toda a temática relacionada com as patologias da tiróide. Mais precisamente, no que se refere aos principais fenómenos e intervenções de Enfermagem, realizados pelos Enfermeiros.
Para tornar possível o conhecimento dos cuidados de Enfermagem realizados aos doentes submetidos à cirurgia da tiróide, no serviço de Cirurgia I da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, foi delineada uma investigação que teve por base um estudo descritivo e quantitativo com consulta dos processos clínicos informatizados dos respectivos doentes.
Neste sentido, o objectivo é conhecer as necessidades de cuidados mais frequentes nos doentes com patologia da tiróide, pelo que foram analisados os fenómenos de Enfermagem identificados e intervenções de Enfermagem realizadas.
A população que definiu a investigação realizada foi constituída por 77 doentes submetidos à cirurgia da tiróide, durante o ano 2008.
Este estudo resulta da identificação e do tratamento de dados referentes a 77 doentes submetidos à cirurgia da tiróide, predominantemente do sexo feminino afectadas por patologia da tiróide. Constata-se que a maioria sofreu de Carcinoma Papilar ou Bócio Multinodular.
Assim, realça-se que as principais necessidades de cuidados identificadas, durante o período em estudo, foram nas seguintes áreas: conhecimento, ferida cirúrgica, dor, autocuidado: higiene, levantar-se, autocuidado: uso do sanitário, hematoma, sensação, retenção urinária e eliminação intestinal. De forma a dar resposta a estes problemas/necessidades de cuidados, foram implementadas variadas intervenções de Enfermagem, maioritariamente no âmbito do observar, mas também na área do informar, executar, ensinar e atender.