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Intervir precocemente

Autor(es): Magalhães, Emília Madalena Freire de cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/1578

Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Assunto(s): Intervenção precoce; Desenvolvimento; Criança; Família; Early intervention; Development; Child; Family


Descrição
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária. A apresentação do presente estudo resultou de uma pesquisa intensiva sobre a intervenção precoce, tendo como principal objectivo explorar o fenómeno experiencial de uma família com uma criança com problemas de desenvolvimento. A criança foi acompanhada na instituição que frequenta (Creche), surgindo como questões de investigação a determinação do seu perfil de desenvolvimento, como se estrutura a rede de suporte formal e informal da sua família, a caracterização das rotinas diárias da família e identificação das suas necessidades. Os instrumentos utilizados foram “The Schedule of Growing Skills II” para rastreio das áreas de desenvolvimento da criança, a Escala de Avaliação Do Apoio Social à Família, o Inventário de Rotinas na Família, o Inventário das Necessidades da Família, entrevista de Anamnese para recolha de dados referentes à família. Nos resultados verificou-se que a criança apresenta resultados abaixo dos esperados para a sua idade cronológica nas áreas de postura activa, locomoção, visão, fala e linguagem, interacção social, cognição, o que poderá indicar risco de atraso desenvolvimental. A família, apresenta em várias áreas necessidade de informação e apoio social e familiar, tendo sido igualmente constatado que tem poucas rotinas familiares que integrem a criança. Concluise que a presença de uma criança com provável atraso de desenvolvimento representa várias dificuldades e levanta necessidades específicas à família, pelo que se propõe um plano de Intervenção Precoce de modo a responder a essas necessidades e promover o desenvolvimento da criança e fortalecimento das competências e sentido de controlo da família. The presentation of this study was the result of extensive literature research on early intervention and aims to explore how the family experience having a child with developmental problems. The child is in a child care institution and his development is more slowly compared with other children. The research questions are to determine the profile of child development, to know the network of formal and informal support from family, to characterize the daily routines of family and to verify the family needs. The instruments used were the Rating Scale for Social Support, he Family Routines Inventory and the Family Needs Survey, Anamnesis, and The Schedule of Growing Skills II. The results point that there is a child development delay in specific areas such as active posture, locomotion, vision, speech and language, social interaction, cognition. Concerning the family the results show the absence, in several areas, of information and social and family support, and there are also few routines involving child and family. We can conclude that this family presents several difficulties concerning the social support network and concerning the child at risk of developmental delay by lack of proper stimulation and life experiences. Attempting to respond to their needs and to enabling and reinforcing family skills, we present an early intervention proposal.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Marinho, Susana
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