Autor(es):
Magalhães, Emília Madalena Freire de
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/1578
Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Assunto(s): Intervenção precoce; Desenvolvimento; Criança; Família; Early intervention; Development; Child; Family
Descrição
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária. A apresentação do presente estudo resultou de uma pesquisa intensiva sobre a intervenção
precoce, tendo como principal objectivo explorar o fenómeno experiencial de uma família
com uma criança com problemas de desenvolvimento. A criança foi acompanhada na
instituição que frequenta (Creche), surgindo como questões de investigação a determinação
do seu perfil de desenvolvimento, como se estrutura a rede de suporte formal e informal da
sua família, a caracterização das rotinas diárias da família e identificação das suas
necessidades. Os instrumentos utilizados foram “The Schedule of Growing Skills II” para
rastreio das áreas de desenvolvimento da criança, a Escala de Avaliação Do Apoio Social à
Família, o Inventário de Rotinas na Família, o Inventário das Necessidades da Família,
entrevista de Anamnese para recolha de dados referentes à família. Nos resultados
verificou-se que a criança apresenta resultados abaixo dos esperados para a sua idade
cronológica nas áreas de postura activa, locomoção, visão, fala e linguagem, interacção
social, cognição, o que poderá indicar risco de atraso desenvolvimental. A família,
apresenta em várias áreas necessidade de informação e apoio social e familiar, tendo sido
igualmente constatado que tem poucas rotinas familiares que integrem a criança. Concluise
que a presença de uma criança com provável atraso de desenvolvimento representa
várias dificuldades e levanta necessidades específicas à família, pelo que se propõe um
plano de Intervenção Precoce de modo a responder a essas necessidades e promover o
desenvolvimento da criança e fortalecimento das competências e sentido de controlo da
família.
The presentation of this study was the result of extensive literature research on early
intervention and aims to explore how the family experience having a child with
developmental problems. The child is in a child care institution and his development is
more slowly compared with other children. The research questions are to determine the
profile of child development, to know the network of formal and informal support from
family, to characterize the daily routines of family and to verify the family needs. The
instruments used were the Rating Scale for Social Support, he Family Routines Inventory
and the Family Needs Survey, Anamnesis, and The Schedule of Growing Skills II. The
results point that there is a child development delay in specific areas such as active posture,
locomotion, vision, speech and language, social interaction, cognition. Concerning the
family the results show the absence, in several areas, of information and social and family
support, and there are also few routines involving child and family. We can conclude that
this family presents several difficulties concerning the social support network and
concerning the child at risk of developmental delay by lack of proper stimulation and life
experiences. Attempting to respond to their needs and to enabling and reinforcing family
skills, we present an early intervention proposal.