Autor(es):
Fernandes, Maria de Fátima Valente Martins
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/1564
Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Assunto(s): Satisfação; Criança; Família; Profissional; Intervenção precoce; Satisfaction; Child; Family; Professional; Early intervention; Satisfaction; Enfant; Famille; Professionnelle; Intervention précoce
Descrição
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária. Este estudo tem por objectivo analisar e discutir a satisfação das famílias abrangidas
pela Equipa de Intervenção Precoce de Estarreja, no Projecto Pluriconcelhio de
Intervenção Precoce de Aveiro.
Realizou-se um estudo exploratório no sentido de obtermos resultados que nos possam
demonstrar que, apesar de as famílias vivenciarem problemas comuns, cada uma delas
possui particularidades específicas e as suas necessidades diferem mediante existência
de diversas características/factores.
É isso que deve caracterizar a proposta de apoio a ser oferecida pelo profissional.
A nosso ver, tal proposta deve ser pautada na realidade e ter em vista a satisfação das
necessidades familiares, em busca de uma melhor qualidade de vida da criança em risco
e da família como um todo.
Os resultados obtidos neste estudo foram, de uma forma geral, satisfatórios, uma vez
que foi o primeiro trabalho realizado directamente com famílias no Concelho e do qual
podemos deduzir que, de uma forma geral, e na apreciação global dos resultados, as
nossas famílias estão “satisfeitas” (50%), embora apenas 34% se sintam realmente
“muito satisfeita”, relativamente ao Serviço de Intervenção Precoce.
Da nossa amostra, 10% está “pouco satisfeita” e uma minoria de 3%, mas que não deixa
de ser para nós significativa, apresenta um resultado de “não satisfeita”.
This study aims at analyzing and discussing the satisfaction of families included in the
“Early Intervention Team of Estarreja”, from the Project “Pluriconcelhio de Intervenção
Precoce“ of Aveiro.
An exploratory study was designed with the purpose of getting results that can
demonstrate us that, although the families share common problems, each one of them
possesses specificities and their necessities differ due to the existence of diverse
characteristics/factors.
It is this that must characterize the support to be offered by professionals.
As far as we can see, such proposal must be set out in reality and pursuit the satisfaction
of family needs, in search of a better quality of life for the child at risk and the family as
a whole.
The results obtained in this study were in general satisfactory, since it was the first work
carried directly with families in our council and of which we can deduce that in general
and with in the global appreciation of the results, our families are “satisfied” (50%)
although only 34% really feel “very satisfied”, relatively to the Precocious Intervention
service.
From our sample, 10% is “little satisfied” and a minority of 3% revealed to be “not
satisfied”, although they still keep on being significant to us.
Cette étude vise examiner et discuter la satisfaction des familles incluses par l’équipe
de l’intervention précoce de Estarreja dans le Project Pluriconcelhio d’intervention
précoce de Aveiro.
Il y avait une étude exploratoire, pour obtenir les résultats qui puissent démontrer que,
malgré les problèmes vécus par les familles, chacune a des caractéristiques spécifiques
et leurs nécessitées sont différentes selon les caractéristiques/facteurs.
C’est ce que doit caractériser le Project de support que sera offert par des
professionnels.
À notre avis, cette proposition devrait être basée sur la réalité visant répondre aux
besoins de la famille, à la recherche d’une meilleure qualité de vie de l’enfant en risque
et de la famille dans son ensemble.
Les résultats obtenus dans cette étude ont été en général satisfaisants, car il a été le
premier de travail directement avec les familles dans le conté, et dans nous pouvons
déduire que, en général, et dans l’évolution global des résultats, dans les familles sont
«satisfaits» (50%), bien que seulement 34% se sentent vraiment «très satisfaits», pour le
service d’intervention précoce.
De notre sample, 10% sont «plutôt satisfaits» et une minorité de 3%, mais qu’il est
important pour nous, de présenter une suite de «pas satisfait».