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Que intervenção precoce (? ¿)

Autor(es): Fernandes, Maria de Fátima Valente Martins cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/1564

Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Assunto(s): Satisfação; Criança; Família; Profissional; Intervenção precoce; Satisfaction; Child; Family; Professional; Early intervention; Satisfaction; Enfant; Famille; Professionnelle; Intervention précoce


Descrição
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária. Este estudo tem por objectivo analisar e discutir a satisfação das famílias abrangidas pela Equipa de Intervenção Precoce de Estarreja, no Projecto Pluriconcelhio de Intervenção Precoce de Aveiro. Realizou-se um estudo exploratório no sentido de obtermos resultados que nos possam demonstrar que, apesar de as famílias vivenciarem problemas comuns, cada uma delas possui particularidades específicas e as suas necessidades diferem mediante existência de diversas características/factores. É isso que deve caracterizar a proposta de apoio a ser oferecida pelo profissional. A nosso ver, tal proposta deve ser pautada na realidade e ter em vista a satisfação das necessidades familiares, em busca de uma melhor qualidade de vida da criança em risco e da família como um todo. Os resultados obtidos neste estudo foram, de uma forma geral, satisfatórios, uma vez que foi o primeiro trabalho realizado directamente com famílias no Concelho e do qual podemos deduzir que, de uma forma geral, e na apreciação global dos resultados, as nossas famílias estão “satisfeitas” (50%), embora apenas 34% se sintam realmente “muito satisfeita”, relativamente ao Serviço de Intervenção Precoce. Da nossa amostra, 10% está “pouco satisfeita” e uma minoria de 3%, mas que não deixa de ser para nós significativa, apresenta um resultado de “não satisfeita”. This study aims at analyzing and discussing the satisfaction of families included in the “Early Intervention Team of Estarreja”, from the Project “Pluriconcelhio de Intervenção Precoce“ of Aveiro. An exploratory study was designed with the purpose of getting results that can demonstrate us that, although the families share common problems, each one of them possesses specificities and their necessities differ due to the existence of diverse characteristics/factors. It is this that must characterize the support to be offered by professionals. As far as we can see, such proposal must be set out in reality and pursuit the satisfaction of family needs, in search of a better quality of life for the child at risk and the family as a whole. The results obtained in this study were in general satisfactory, since it was the first work carried directly with families in our council and of which we can deduce that in general and with in the global appreciation of the results, our families are “satisfied” (50%) although only 34% really feel “very satisfied”, relatively to the Precocious Intervention service. From our sample, 10% is “little satisfied” and a minority of 3% revealed to be “not satisfied”, although they still keep on being significant to us. Cette étude vise examiner et discuter la satisfaction des familles incluses par l’équipe de l’intervention précoce de Estarreja dans le Project Pluriconcelhio d’intervention précoce de Aveiro. Il y avait une étude exploratoire, pour obtenir les résultats qui puissent démontrer que, malgré les problèmes vécus par les familles, chacune a des caractéristiques spécifiques et leurs nécessitées sont différentes selon les caractéristiques/facteurs. C’est ce que doit caractériser le Project de support que sera offert par des professionnels. À notre avis, cette proposition devrait être basée sur la réalité visant répondre aux besoins de la famille, à la recherche d’une meilleure qualité de vie de l’enfant en risque et de la famille dans son ensemble. Les résultats obtenus dans cette étude ont été en général satisfaisants, car il a été le premier de travail directement avec les familles dans le conté, et dans nous pouvons déduire que, en général, et dans l’évolution global des résultats, dans les familles sont «satisfaits» (50%), bien que seulement 34% se sentent vraiment «très satisfaits», pour le service d’intervention précoce. De notre sample, 10% sont «plutôt satisfaits» et une minorité de 3%, mais qu’il est important pour nous, de présenter une suite de «pas satisfait».
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Marinho, Susana
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