Author(s):
Silva, Teresa
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/1315
Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Subject(s): Álvaro Lapa; Apropriação; Arte contemporânea; Estética; Ética; Cut-up; Intertextualidade; Paródia; Appropriation; Contemporary art; Aesthetic; Ethics; Cut-up; Intertextuality; Parody
Description
Este artigo pretende reflectir acerca da contemporaneidade artística. A arte afirma-se pela contaminação de meios e de linguagens, escritas, sonoras, corporais e virtuais, traçando jogos combinatórios, opacos, múltiplos e complexos. A intertextualidade e a paródia, caracterizam
muita da arte do presente e distinguem-na dos precedentes modernistas, pelo assumido
relativismo e pluralidade. A análise de um caso paradigmático do panorama artístico
português, Álvaro lapa, que introduz a questão, da pintura como texto ou do texto como pintura, permitir-nos-á compreender esse tráfego de linguagens de um pintor-escritor ou escritor pintor, na procura da oralidade.
This article intends to reflect the artistic contemporaneousness. the art affirms itself by the contamination of means and languages, written, resonant, physical and virtual, drawing combinatory, multiple, opaque and complex games. the intertextuality and the parody characterize many of the present art and distinguish it from the modernists, by the assumed relativism and plurality. this article also has an analysis of a paradigmatic case of the portuguese artistic panorama, Álvaro lapa, who introduces the question, the painting as text or the text as painting, will allow perceiving that traffic of languages of a painter-writer or writer–painter, searching for orality.